Este SUV elétrico do Vietnã resistiu a 400 tiros e 2 granadas – e ainda funciona
SUV elétrico blindado de fábrica foca no uso por autoridades e executivos que precisam se proteger de ataques pesados

A VinFast, montadora vietnamita que tenta se firmar no mercado global, apresentou em seu país de origem uma versão bastante especial do SUV VF 9. Batizado de Lạc Hồng 900 LX, o utilitário foi desenvolvido em conjunto com a Inkas, empresa canadense especializada em blindagem, e promete oferecer um nível de proteção raramente visto em carros de luxo.
O 900 LX mira um público específico: executivos e autoridades que buscam mais do que luxo. O modelo aposta na combinação entre sofisticação e resistência a diferentes tipos de armamento, oferecendo segurança sem abrir mão do requinte.

Segundo a fabricante, a blindagem foi homologada para as estradas locais e atende a padrões capazes de suportar disparos de fuzil, inclusive munição perfurante. Durante os testes de resistência, o modelo também demonstrou suportar a explosão simultânea de duas granadas de mão DM51 e, em uma demonstração extrema, resistiu a 400 disparos guiados a laser.
As diferenças entre as versões padrão e blindada não se limitam à proteção. Ambas utilizam bateria de 123 kWh fornecida pela CATL, mas o desempenho foi ajustado na tentativa de compensar o peso adicional da blindagem. Mas, ainda assim, há diferenças notáveis.

O modelo de produção regular entrega 402 cv, suficiente para ir de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. Já o modelo blindado, tem motores que juntos chegam a 455 cv, e precisa de 9,8 segundos para a mesma aceleração, evidenciando o impacto da massa extra na performance. Nos dois casos, o torque é o mesmo: 63,2 kgfm.

No design, o Lạc Hồng 900 LX se distingue pelo visual mais imponente, a grade dianteira ganhou acabamento cromado e detalhes em dourado se espalham pela carroceria, incluindo maçanetas e o ornamento central do capô. O interior, é revestido em couro de alta qualidade, madeira nobre e mais toques dourados.
