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Estagiários da Audi transformam A2 em elétrico para celebrar 25 anos do hatch

Aprendizes do programa de desenvolvimento da Audi transformaram o polêmico hatch em elétrico respeitando o visual clássico

Por João Vitor Ferreira
22 out 2024, 19h00
Audi A2 E-Tron
Audi A2 E-Tron foi projetado por aprendizes e estagiários da Audi (Divulgação/Audi)
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O Audi A2 marcou história na sua época, para o bem e para o mal. Talvez seja por isso que ele é tão lembrado. O hatch tinha como única proposta ser revolucionar através da simplicidade e da economia, além de ser todo feito de alumínio, mas não vingou. Mesmo assim, a montadora alemã decidiu celebrar seus 25 anos com um restomod elétrico.

O “A2 E-Tron” segue à risca o design do modelo original. Mas é bem diferente do conceito elétrico que a Audi mostrou no Salão de Frankfurt, na Alemanha, em 2019. Naquela ocasião o protótipo tinha um visual totalmente atualizado, embora seguisse alguns conceitos do A2 original, como a carroceria no estilo de uma microvan.

Audi A2 E-Tron
Audi A2 E-Tron (Divulgação/Audi)

A versão de 2024 não é assim. Ele tem os faróis no mesmo formato arredondado do antecessor a combustão, que prometia mais de 30 km/l dependendo da versão. A diferença é que agora eles são de LED, seguindo a tendência moderna. Outro toque do nosso século é a grade, pequena e retangular como no original, mas com o logo iluminado. Até mesmo a abertura no topo do capô foi reproduzida.

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As rodas têm o mesmo design de seis raios do original, mas são fechadas para melhorar a aerodinâmica. É com o mesmo intuito que os espelhos externos foram substituídos por câmeras. Apesar da Audi não ter divulgados números dos carros, seu coeficiente aerodinâmico certamente está menor que o do modelo original, que chamou a atenção na época por ter apenas 0,28 Cx. Infelizmente, não sabemos se a sua carroceria é toda de alumínio como a do A2 original.

Audi A2 E-Tron
Audi A2 E-Tron (Divulgação/Audi)

Na traseira, a Audi trouxe um design bem limpo. As lanternas, claro, têm o mesmo formato e são de LED. O desenho interno foi atualizado e o logo também é iluminado. Houve uma mudança no formato do para-choque, que agora abriga a placa de identificação — antes era no porta-malas. O aerofólio no meio do para-brisas, um dos responsáveis pelo baixo coeficiente aerodinâmico, também foi mantido.

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Audi A2 E-Tron
Audi A2 E-Tron (Divulgação/Audi)

Não temos informações sobre motor, potência, bateria, afinal, esse é um modelo demonstrativo fruto do programa de aprendizagem da Audi. Mas não seria difícil encaixá-lo na linha atual da montadora, até porque, a Audi já anunciou um elétrico de entrada para 2027. Seguindo a lógica atual de nomenclatura da marca, onde os modelos pares são elétricos, ele seria um A2 (ou até Q2), ficando abaixo dos atuais A4 e Q4 E-Tron.

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Mas também não há muitas informações sobre esse projeto. Talvez ele nem seja um hatchback, dada a popularização de SUVs e crossovers em todo o mundo. Até março, nem mesmo a plataforma havia sido definida ainda, como afirmou o CEO, Gernot Döllner na época, não descartando a possibilidade de usarem a MEB, da Volkswagen.

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O retorno seria uma boa forma de melhorar a fama do A2. O hatch, embora fosse inovador com sua aerodinâmica, construção leve e trens de força que focavam na economia, não conquistou o público. O design não agradou a todos e os preços eram considerados exorbitantes para a época, fazendo com que ele perdesse muitos clientes para o Mercedes-Benz Classe A, lançado no mesmo ano de 1999.

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A2 foi fabricado de 1999 a 2005 e concorria com o Mercedes-Benz Classe A, sendo o primeiro carro da Audi com carroceria de alumínio depois do luxuoso A8 (Divulgação/Audi)

O A2 permaneceu à venda até 2005 e vendeu menos de 177.000 unidades, dando um belo prejuízo para a Audi. No fim das contas, ele acabou sendo substituído indiretamente pelo hatch A1.

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