Embraer revela primeiro protótipo do ‘carro voador’ nacional
O modelo, que foi desenvolvido e será produzido no Brasil, teve seu primeiro protótipo revelado pela Embraer
Ainda não há carros voadores circulando pelos ares, mas os eVTOLs, os ‘veículos elétricos de pouso de decolagem vertical’, estão bem pertos de fazer isso. E isso também vale para o Brasil, onde ficarão cerca de 15% das quase 3.000 unidades já encomendadas.
No último domingo (21), a Eve Air Mobility, empresa pertencente à Embraer, revelou durante o Farnborough Airshow, na Inglaterra, o protótipo do seu “carro voador”. Foi a primeira vez que o protótipo em tamanho real foi mostrado.
Em maio deste ano, a Embraer já havia revelado algumas fotos do véiculo, que ainda deve passar por uma série de testes antes de entrar em produção.
A Eve disse que os testes têm como objetivo principal “avaliar cuidadosamente todos os aspectos operacionais e de desempenho da aeronave, desde suas capacidades de voo até seus recursos de segurança”.
O “carro voador” brasileiro tem motores elétricos que vão garantir um bom desempenho e segurança durante as viagens. O modelo é projetado para fazer apenas decolagens verticais. Ainda segundo a empresa, o veículo tem vantagens em sua eficiência e baixo custo operacional, além do baixo ruído – por se tratar de um propulsor elétrico – e menos peças para reparo.
Em todo o mundo, já foram encomendados 2.850 unidades de eVTOLs da Eve para diversas finalidades. Operadores de helicópteros, companhias aéreas e plataformas de voo compartilhado são os mais interessados no tipo de veículo. Segundo a Eve Air Mobility, cerca de 335 unidades já foram encomendadas por empresas brasileiras.
A Embraer espera que até o fim de 2026 os modelos de eVTOL já comecem a ser utilizados no Brasil. Os modelos serão produzidos na fábrica da Embraer em Taubaté, no interior de São Paulo.