PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Wisk Aero mostra táxi voador do futuro: um eVTOL elétrico e autônomo

Aeronave elétrica pode demorar alguns anos ainda para ser autorizada a fazer vôos, porém pode deixar preço do táxi aéreo mais barato

Por Bruno dos Santos
8 out 2022, 07h31
Wisk Aero eVTOL
 (Wisk Aero/Divulgação)
Continua após publicidade

O futuro do táxi aéreo está certo: será autônomo e elétrico. E é exatamente isso que a Wisk Aero apresentou, a mais nova geração do seu eVTOL elétrico totalmente autônomo e já tem pedido de autorização de voo junto a FAA (órgão regulador de transportes aéreos do EUA) para transportar quatro passageiros.

Esta já é a sexta geração do eVTOL para táxi aéreo da empresa. Seus motores elétricos permitem uma velocidade de cruzeiro de 120 nós, ou seja 222 km/h, e um alcance de 144 km. Foi concebido para voar na faixa entre entre 2500 e 4000 pés, entre 762 e 1.219 metros de altura.

Wisk Aero eVTOL
(Wisk Aero/Divulgação)

A aeronave tem 12 rotores com motores basculantes em frente as asas e mais unidades de elevação atrás das asas para otimizar o alcance, controle, desempenho e gerenciamento de energia.

Continua após a publicidade

Além disso, a Wisk Aero afirma que utiliza as mesmas tecnologias da maior parte de aviões comerciais para pilotagem automática, porém a nova tecnologia possui novos sensores, software de tomada de decisão próprio, recursos de detecção e prevenção, além de supervisores para todos os voos que, caso necessário, poderão intervir.

Wisk Aero eVTOL
(Wisk Aero/Divulgação)

Segundo a empresa, a meta de preços é US$ 3 por milha nas operações comerciais após o lançamento, o que pode ser barato dependendo do trecho. A empresa tem apoio da Boeing Company e Kitty Hawk Corporation.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Wisk Aero eVTOL
(Wisk Aero/Divulgação)

Com essa tecnologia, o táxi aéreo pode se tornar mais acessível. Entretanto, a empresa precisa da certificação da FAA, o que demora alguns anos. Já estão trabalhando juntos há três, porém o executivo-chefe da empresa, Gary Gysin, acredita que ainda terá que esperar alguns anos.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.