Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Dodge Charger Daytona poderia ter motor V8, mas não conte com isso

Segundo um engenheiro da marca, há impedimentos físicos para que o modelo tenha o motor V8, mas também há questões financeiras e de marketing

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 dez 2024, 12h32 - Publicado em 29 dez 2024, 11h00
Dodge Charger Daytona
Dodge Charger Daytona (Divulgação/Dodge)
Continua após publicidade

A substituição dos clássicos Dodge Charger e Challenger pelo novo Charger Daytona foi, sem dúvidas, uma das maiores rupturas da indústria e do mercado automotivo nos últimos tempos. Entre as “tristezas” por parte do público estão as novas mecânicas do modelo atual, que dispensa o tradicional motor V8 HEMI em detrimento de um seis cilindros ou de um conjunto elétrico.

Mas a pergunta que ficou foi: e se a marca resolvesse voltar atrás e inserir um motor de oito cilindros no novo Charger Daytona? A resposta, segundo o site Jalopnik, traz esperanças, mas também acaba com elas. Isso porque essa possibilidade simplesmente não existe – embora fosse possível.

Dodge Charger Daytona
Dodge Charger Daytona (Divulgação/Dodge)

Explicamos: de acordo com a publicação, um engenheiro anônimo da marca disse que o antigo V8 não cabe fisicamente no cofre do novo modelo, exigindo assim grandes (e custosas) modificações estruturais, pois mudaria a dinâmica do carro em colisão frontal. Mais do que isso, também haveria a necessidade de alterações na parede corta-fogo, já que a atual foi projetada para motores menores e/ou elétricos. Todas as mudanças seriam proibitivas no sentido financeiro, mas possíveis no sentido da engenharia.

Dodge Charger Daytona
Dodge Charger Daytona (Divulgação/Dodge)
Continua após a publicidade

Por outro lado, o site The Drive diz que o atual motor de seis cilindros em linha do Charger Daytona é maior do que o antigo Hemi V8 – sem saber a configuração interna do cofre de ambos os modelos. Ou seja, embora exista um fator confrontante, é possível que, de fato, existam limitações e necessidade de altos investimentos, a depender de configurações externas ao motor.

Compartilhe essa matéria via:

O site The Drive também levanta as questões de que a Stellantis não tem passado por uma situação financeira confortável para fazer extravagâncias e precisa reduzir as emissões, seguindo regulamentações globais. Por fim, também diz que, por isso, não assumiria a possibilidade pelo risco de uma cobrança incessante por parte do mercado.

Continua após a publicidade
Dodge Charger Daytona
Dodge Charger Daytona (Divulgação/Dodge)

Já o engenheiro da Dodge diz que existe ainda uma questão de filosofia e marketing, já que o novo Charger Daytona chega com a premissa, por parte da Dodge, de ser “o muscle car do futuro”. O Hemi V8 seria, então, um motor “do passado”.

Continua após a publicidade

O cupê foi lançado inicialmente com um conjunto elétrico, sempre com dois motores, um em cada eixo, caracterizando tração integral. A versão de entrada, R/T, tem 462 cv de potência, que pode subir para 503 com a função PowerShot, algo como um overboost, com duração de 15 segundos. A Scat Pack tem 637 cv e, com a função de boost, chega a 679 cv.

Dodge Charger Daytona
Dodge Charger Daytona (Divulgação/Dodge)

As duas versões são equipadas com bateria de 100,5 kWh, que promete uma autonomia média de 510 km na versão R/T e de 418 km, na Scat Pack. Para um futuro próximo, é possível que o modelo ganhe uma versão ainda mais insana, de olho no Tesla Model S Plaid e que deixaria todos os seus antepassados, como Hellcat e Demon, empolgados. Trata-se de uma versão elétrica de três motores com totais 1.338 cv.

Além dos elétricos, o Charger Daytona também tem versões a combustão. Estas trocam o Hemi V8 por um motor de seis cilindros em linha, 3.0, biturbo, da linha Hurricane. É o mesmo motor utilizado pela nova Ram 1500, que acaba de estrear no Brasil. Como na picape, a versão mais “mansa” tem 426 cv de potência, enquanto a topo de linha oferece 558 cv.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.