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Relâmpago: Revista em casa por 10,99

Dirigimos o Onvo L60, carro elétrico que troca de bateria em vez de recarregar

Com sua nova marca Onvo, a chinesa Nio expande a estratégia de vender carros elétricos vendidos com ou sem a bateria inclusa

Por Joaquim Oliveira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 out 2025, 15h47 - Publicado em 11 out 2025, 15h35
onvo l60
 (Onvo/Divulgação)
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Em qualquer conversa sobre carros elétricos, em algum momento – normalmente nos primeiros tópicos – vem o assunto sobre o que fazer com o automóvel no fim da vida útil da bateria. Pois a startup chinesa Nio trouxe a resposta em 2014: os modelos da marca podem ser adquiridos com ou sem bateria. O pack de energia é instalado sob a carroceria e facilmente substituído.

A empresa criou um sistema automatizado que faz a troca em poucos minutos. Até onde se sabe, a Nio não teve seguidores nessa estratégia. Mas agora ela repete a solução em sua segunda marca, a Onvo (vem de On voyage), criada para competir em um segmento de luxo, mas imediatamente abaixo do que a Nio ocupa, como se pode ver no crossover L60, apresentado aqui.

ONVO L60 4x4
Maçanetas embutidas melhoram o visual e a aerodinâmica (Divulgação/Quatro Rodas)

Dirigimos o Onvo L60 em Guangzhou, na China. No trânsito bastante congestionado da metrópole cantonesa, o torque instantâneo ajudou a lidar com o caos de forma descontraída, mesmo sem ativar o modo Sport: a opção Comfort deu conta do recado. Além de rápido nas retomadas, o que é comum em elétricos, o L60 é capaz de ir de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 s. E a velocidade máxima é de 200 km/h.

O Onvo L60 pode ser equipado com baterias de 60 ou 85 kWh inicialmente. Uma bateria de 100 kWh complementará a oferta mais tarde e promete levar o L60 a mais de 1.000 km com carga completa. Mas essa é uma autonomia declarada no contexto do otimista ciclo de homologação chinês (CLTC). No mais realista ciclo WLTP, ele não deverá ir muito além dos 800 km.

Andamos no modelo equipado com baterias de fosfato de ferro-lítio de 60 kWh (LFP, da subsidiária da BYD, FinDreams), com tração nas quatro rodas e potência de 462 cv, sendo 136 cv na dianteira e 326 cv na traseira.

ONVO L60 4x4
Reclinados, os encostos dianteiros apoiam as pernas de quem se senta atrás (Divulgação/Quatro Rodas)
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No início do teste, o sistema apresentava um nível de carga da bateria de 86% e autonomia de 451 km, não muito longe da anunciada para uma carga completa, que é de 555 km. Ao carregar em corrente contínua (DC), a pequena bateria tem um bom desempenho (150 kW), sendo capaz de elevar a carga de 10 a 80% em 25 minutos. É até menos do que o esperado, para um sistema com tecnologia de 900 volts.

Recarga Vapt-Vupt 

Destaque para o desempenho de carregamento em temperaturas abaixo de zero, do qual os chineses estão particularmente orgulhosos, anunciando que o L60 pode receber energia de 10 a 80% em 52 minutos, quase metade do tempo necessário para a recarga do Tesla Model Y (95 minutos).

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Motoristas com o pé mais leve e/ou menos pressa podem optar pelo modo de economia de energia, que dará uma autonomia extra de até 80 km. Ou então definir suas próprias preferências no programa Individual.

ONVO L60 4x4
Na traseira, há tela de 8”, bancos rebatíveis e espaço de sedã grande (Divulgação/Quatro Rodas)
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ONVO L60 4x4
(Divulgação/Quatro Rodas)

Há também uma bomba de calor padrão e funcionalidade de carga bidirecional, o que permite usar o Onvo para carregar dispositivos externos de até 3,3 kW. Alternativamente, na China é possível ir até um posto de troca de bateria de quarta geração e receber um pack carregado em apenas três minutos. O carro se encaminha de forma autônoma para dentro da estação de troca e a operação ocorre com rapidez e simplicidade.

Há três níveis de recuperação de energia (mas sem função one-pedal drive), e durante a avaliação o consumo final indicado pelo computador de bordo foi de 17,9 kWh/100 km, média aceitável, mas acima dos anunciados 14,8 kWh/100 km.

ONVO L60 4x4

A suspensão pisa de forma confortável no asfalto bem cuidado sobre o qual rodamos, talvez mais suave até do que o motorista europeu médio prefere, e pode ser necessário fazer um acerto um pouco mais esportivo a ser calibrado no departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Nio, que fica no Reino Unido. E, se o fizerem, será bom aproveitar a ocasião para dar à direção uma resposta um pouco mais direta e com um pouco mais de peso também.

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Por dentro há alguma sensação de déjà-vu, cada vez mais comum nos painéis simplistas da atual era digital. Temos um volante achatado em cima e embaixo e apenas dois botões giratórios simples em cada um de seus raios. A grande tela central de multimídia mede 17,2”. É pouco prático (e menos seguro) ter de controlar tudo por meio da tela. Se tivesse um logotipo da Tesla em algum lugar, o L6 passaria perfeitamente como tal…

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(Divulgação/Quatro Rodas)

O head-up display igualmente grande, de 13”, é equipamento de série, assim como o impressionante sistema de áudio Dolby Atmos com 18 alto-falantes e 1.000 watts que, combinado com um sistema de iluminação ambiente colorido, cria uma atmosfera especial de entretenimento na cabine.

A impressão de qualidade não chega ao alto nível dos Nio mais exclusivos, como o sedã ET9 ou o SUV ES8, mas não deixa de apresentar materiais de toque suave e muito agradável, e a construção parece robusta, melhor do que conhecemos na cabine de um Tesla Model Y. Além disso, com uma distância entre-eixos de 2,95 metros, o L60 é muito generoso em espaço na frente e, especialmente, atrás, mesmo para passageiros acima de 1,80 metro de altura.

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Assim, o interior está preparado para se transformar rapidamente em diferentes espaços personalizáveis. Um toque em um botão ajusta a cabine de acordo com os programas Cochilos, Oásis, Acampamento, Conforto e Animais de Estimação, que transformam, por exemplo, os assentos dianteiros em confortáveis chaise lounges, e o traseiro em camas, invadindo o espaço do porta-malas (de 495 litros). Há ainda uma tela colorida de 8” na traseira.

Em termos de assistência à condução, o L60 é equipado com 30 sensores, incluindo um radar de imagem 4D que permite detecção, mapeamento e rastreamento simultâneos de vários objetos em movimento, em alta definição.

ONVO L60 4x4

Previsto para o Brasil 

O L60 tem preço inicial de cerca de 206.900 yuans, na China, ou aproximadamente R$ 160.000, preço que cai para cerca de R$ 129.000 na compra sem a bateria (situação em que se paga pelo aluguel, com encargo mensal de mais ou menos R$ 512). No caso da unidade avaliada (tração nas quatro rodas), o preço na China seria o equivalente a R$ 194.000, que sobe para R$ 217.000 com o pacote de baterias de 85 kWh.

O Onvo L60 foi bem recebido na China, tendo mais de 20.000 unidades vendidas nos primeiros 100 dias de lançamento. Porém, na Europa (onde a marca Onvo não chegará antes de 2026, tal como está previsto para o Brasil), por conta de impostos, transportes e margens, os preços devem subir. Lá, os L60 mais acessíveis, já com a bateria incluída, devem sair a partir de 35.000 euros (R$ 224.360). O número de estações de troca de baterias da Nio não vai muito além de 50 nos mercados europeus onde a marca já está presente, enquanto no Brasil, no momento, elas são apenas uma miragem.

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Veredicto Quatro Rodas

Para vender no Brasil, a Nio terá que instalar postos de troca das baterias. Ou oferecer o carro apenas com baterias fixas.

Ficha Técnica – Onvo L60 4X4

Preço: R$ 217.000 (estimado), na versão de 85 kWh
Motores: dianteiro, 136 cv e 13,8 kgfm; traseiro, 326 cv e 31,1 kgfm; força total combinada, 462 cv e 44,9 kgfm
Bateria: íons de ferro-lítio (LFP), 85 kWh Câmbio: automático, 1 marcha, 4×4
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), multilink (tras.) Freios: disco ventilado (diant.) sólido (tras.)
Pneus:  245/50 R19 Dimensões: compr., 482,8 cm; larg., 193 cm; alt., 161,6 cm; entre-eixos, 295 cm; peso, 1.885 kg; porta-malas, 495 l
Desempenho*: 0 a 100 km/h, 4,6 s; veloc. máx., 200 km/h
*Dados de fábrica

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