Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

DeLorean DMC-12 é transformado em elétrico e tem até capacitor de fluxo

Se o motor V6 de 131 cv era sem graça para um carro como o DMC-12, que tal um elétrico de 217 cv com torque instantâneo?

Por João Vitor Ferreira
1 jul 2024, 12h00

O DeLorean DMC-12 ficou mais famoso pela trilogia “De Volta para o Futuro” do que por suas capacidades. Embora o visual chamativo, a carroceria de aço inoxidável e as portas asas-de-gaivota sejam bem legais, o DeLorean não era capaz de muita coisa com seu motor V6 fornecido pela Renault. Mas a empresa Electrogenic quer mudar essa história o transformando em carro elétrico.

A britânica Electrogenic é especialista em converter modelos clássicos em elétricos e decidiu salvar o DeLorean do seu V6 2.8 com parcos131 cv. Se você se lembrar do primeiro filme, o carro não despertou muita emoção em Martin McFly, conseguindo arrancar apenas um “É um DeLorean”, sem muita empolgação do viajante no tempo, quando ele o vê pela primeira vez.

DMC-12 DeLorean
(Electrogenic/Divulgação)

Entretanto, com o kit de conversão desenvolvido pela empresa, a reação poderia ter sido outra. A Electrogenic instalou um motor elétrico traseiro de 217 cv e 31,61 kgfm de torque entregues instantaneamente, o que dá um toquezinho a mais de esportividade para o DMC-12.

DMC-12 DeLorean
(Electrogenic/Divulgação)

A conversão dá uma bela incrementada no desempenho do DeLorean, fazendo seu tempo de 0 a 96 km/h (60 mph) cair para menos da metade. Se antes ele realizava o sprint em 10 s, com o motor elétrico esse tempo fica abaixo dos 5 s, de acordo com a Electrogenic. Desta vez os capacitores de fluxo fazem o seu trabalho bem.

DMC-12 DeLorean
(Electrogenic/Divulgação)

E nem foi preciso se preocupar com o ganho de peso, já que a conversão só aumentou o peso bruto do carro em 40 kg. Segundo a empresa, foi tão pouco que nem sequer foi preciso mudar a suspensão do carro, graças ao bom conjunto original desenvolvido pela Lotus, que o DMC-12 tem de fábrica.

DMC-12 DeLorean
(Electrogenic/Divulgação)

Mas tudo tem um porém. Apesar da maior esportividade, a bateria de 43 kWh oferece apenas 241 km de autonomia, o que é considerado bem pouco para os padrões atuais. O carregamento também não é dos mais rápidos, levando cerca de uma hora para carregá-la completamente em estações rápidos do tipo CCS.

DMC-12 DeLorean
(Electrogenic/Divulgação)

“Estamos muito satisfeitos com os resultados do nosso pacote de conversão ‘plug and play’ do DeLorean elétrico; ele transforma o DMC-12 de um cruzador americano em um verdadeiro carro esportivo, com desempenho que combina perfeitamente com seus visuais atemporais da era espacial”, disse Steve Drummond, CEO da Electrogenic.

Compartilhe essa matéria via:

Infelizmente, o custo de conversão do DeLorean é alto: pode variar entre 82.000 e 107.000 dólares, a depender do estado de conservação do carro usado. São quase R$ 600.000 para viajar no tempo em um carro do passado com mecânica do presente. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.