Dacia Hipster antecipa onda de carros elétricos de R$ 60.000 na Europa
Inspirado nos kei cars japoneses, conceito da Dacia antecipa como pode ser o futuro dos carros populares: simples, leves e com preço base de 10.000 euros

O Dacia Hipster Concept, apresentado nesta semana em Paris, é uma demonstração daquilo que pode se tornar o carro mais barato da Europa. O conceito antecipa um veículo para uma nova categoria de automóveis urbanos, acessíveis e ultracompactos, inspirada nos “kei cars” japoneses e com um preço de referência de 10.000 euros – R$ 64.000 no câmbio atual.
A proposta surge como uma resposta ao virtual desaparecimento do segmento dos carros subcompactos na Europa. Modelos como Peugeot 107 e VW Lupo tornaram-se inviáveis financeiramente devido aos altos custos para adequação às normas de emissões e segurança. Isso abriu espaço para a ideia, defendida por Luca de Meo, CEO do Grupo Renault, de criar uma nova classe de veículos pequenos que compartilhem componentes essenciais como plataforma e motor, mas com design distinto para cada marca.
Inspiração japonesa

A inspiração vem do Japão, onde o segmento de kei cars é um sucesso há décadas. Criada em 1949, essa categoria tem regras rígidas: comprimento máximo de 3,4 m, largura de 1,48 m, altura de 2,0 m e motor com até 660 cm³ de cilindrada e 64 cv de potência. Esses carros representam quase 40% das vendas de veículos novos no país, provando que há uma forte demanda por mobilidade urbana acessível e compacta.
Analistas e executivos acreditam que uma categoria semelhante na Europa poderia impulsionar a venda de carros elétricos e acelerar a descarbonização de forma realista. O Dacia Hipster Concept é o primeiro exercício prático dessa ideia. “Este é o projeto mais Dacia em que já trabalhei. Tem o mesmo impacto social que o Logan teve há 20 anos”, afirma Romain Gauvin, chefe de Design Avançado da Dacia.
“E” de elétrico, ecológico ou europeu?

O debate está apenas começando. Líderes da União Europeia e executivos da indústria discutem como seria essa nova categoria. Ainda não se sabe se ela incluiria apenas veículos elétricos ou também versões a combustão com baixa emissão. A proposta é que esses carros levem até quatro pessoas e mantenham o foco em baixo custo e peso reduzido.
Nessa conversa, a Dacia surge como a candidata natural para inaugurar o segmento. E o Hipster Concept é a prova disso.

O chefe de Design Avançado da marca, Romain Gauvin, declarou: “esse é o projeto mais Dacia que já fiz. Tem o mesmo impacto social que o Logan teve há 20 anos”. O modelo promete reduzir pela metade a pegada de carbono em relação aos elétricos atuais.
Leve e eficiente

O Hipster Concept tem apenas 3 m de comprimento, 1,55 m de largura e 1,52 m de altura, o protótipo pesa cerca de 800 kg, sendo 20% mais leve que o Dacia Spring – o Renault Kwid e-Tech vendido no Brasil.
O projeto foi pensado para o uso urbano diário. A Dacia calcula que, com um consumo de 10 kWh/100 km, uma bateria de apenas 10 kWh seria suficiente para uma autonomia de 100 km. Isso permitiria que o motorista rodasse a semana inteira com apenas duas recargas, considerando que 94% dos franceses dirigem menos de 40 km por dia.
Design funcional

O design pode ser descrito como um “cubo sobre rodas”, sem balanços dianteiro ou traseiro, o que maximiza o espaço interno. A carroceria tem uma única cor, com apenas três peças pintadas. As maçanetas foram substituídas por tiras de tecido, uma solução mais barata e leve que resume a filosofia do carro.
Apesar do tamanho diminuto, a cabine acomoda quatro adultos. O porta-malas tem 70 litros com todos os assentos em uso, mas chega a 500 litros com os bancos traseiros rebatidos. Na traseira, a tampa do porta-malas abre em duas seções e as lanternas são integradas ao vidro, eliminando a necessidade de um painel de acrílico próprio.

O interior é minimalista. Os bancos dianteiros se unem formando um banco inteiriço, e os encostos de cabeça vazados ajudam a reduzir o peso. O painel simples abriga dois airbags (motorista e passageiro) e segue a filosofia “traga seu próprio aparelho” (BYOD), com um dock para smartphone no lugar de uma central multimídia. Para personalização, o carro conta com 11 pontos de fixação do sistema YouClip, que permite acoplar acessórios como porta-copos e luzes.