Corolla Cross vira SUV esportivo a hidrogênio com motor de GR Corolla
Mais do que o motor do hatch esportivo, o SUV também empresta dele o câmbio manual de seis marchas
A Toyota é uma das poucas fabricantes que ainda se recusa a ceder totalmente à eletrificação, um alento aos consumidores mais tradicionais. Para isso, a japonesa busca alternativas e tem a célula de hidrogênio como sua principal aposta. Depois de adaptar o GR Corolla e a Hilux, chegou a vez de a marca transplantar a tecnologia para um Corolla Cross, que além de sustentável também vira um esportivo.
Ainda um conceito, o Corolla Cross H2 Hydrogen está, segundo a marca, 40% pronto e ainda deverá demorar para chegar às ruas. A demora deverá acontecer mesmo que a Toyota acredite no futuro do hidrogênio, e destaque sua rapidez no reabastecimento, normalmente feito em menos de cinco minutos, e sustentabilidade.
No caso do SUV conceitual, porém, não é só a amizade com o meio ambiente quem manda. Isso porque ele adota o mesmo motor 1.6 de três cilindros do esportivo GR Corolla (que será vendido no Brasil em 2023), entregando os mesmos 304 cv auxiliados por um câmbio manual de seis marchas.
A diferença é que, no lugar da gasolina, o motor é abastecido a hidrogênio, armazenado em um tanque idêntico ao do Mirai. Vale reforçar: diferentemente de outros modelos movidos a hidrogênio, a célula de combustível não é convertida em eletricidade, mas abastece um motor a combustão comum.
Números de desempenho ou autonomia não foram revelados, mas é esperado que o Corolla Cross H2 tenha desempenho de esportivo, com uma aceleração de 0 a 100 km/h feita em aproximados 6 segundos.