Inverno: Assine Digital Completo por 5,99

Como a Fiat adaptou o 500 elétrico para receber motor 1.0 do Mobi em versão híbrida

Fiat se viu obrigada a adaptar uma plataforma de carro elétrico para usar um motor a combustão e reconquistar seus clientes

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
8 jul 2025, 07h07
fiat-500-hybrid
 (Divulgação/Fiat)
Continua após publicidade

A Fiat está comprometida em fazer o 500 voltar a ser um sucesso de vendas na Europa, até mesmo para recuperar suas vendas no continente. Para isso, a fabricante passou os últimos meses adaptando o Fiat 500e, versão elétrica do subcompacto, para receber o motor 1.0 Firefly – o mesmo usado nos Mobi e Argo no Brasil -, mas em versão eletrificada.

Ainda que o Fiat 500e seja extremamente parecido com o modelo a combustão vendido no Brasil de 2010 a 2017, do ponto de vista técnico são carros completamente distintos. A plataforma foi completamente modificada para transformar o Fiat 500 em um carro elétrico em 2020. Ele vendeu bem até 2022, quando suas vendas começaram a cair – levando a produção a parar diversas vezes.

Encalhado no Brasil

Até hoje a Fiat do Brasil permite configurar unidades 2022 do 500e em seu site. O subcompacto elétrico teve apenas duas unidades emplacadas em 2025, mas a marca garante que ainda há unidades 0-km em estoque.

fiat-500-hybrid
(Divulgação/Fiat)

Quando a Fiat encerrou a produção da segunda geração do 500 na Europa (agora produzida apenas na Argélia, para abastecer África e Oriente Médio), a empresa se viu obrigada a encontrar uma forma de não perder as vendas dos carros a combustão por muito tempo. O jeito foi fazer o caminho inverso e transformar o carro elétrico em carro a combustão.

Continua após a publicidade

Agora que a Fiat divulgou novas imagens da produção do novo 500 Hybrid, isso fica mais evidente.

fiat-500-hybrid
(Divulgação/Fiat)

A dianteira foi levemente modificada. O novo para-choque incorpora uma entrada de ar para resfriar o motor a gasolina sob o capô. Uma escolha exótica é o próprio motor: trata-se do 1.0 Firefly, que no Brasil é usado pelo Mobi e pelo Argo, em uma versão híbrida-leve (MHEV) de 12V com pelo menos 70 cv e câmbio manual de seis marchas.

Continua após a publicidade
fiat-500-hybrid
Motor 1.0 6V Firefly é combinado com sistema híbrido leve 12v (Divulgação/Fiat)

É um sistema muito parecido com o usado pelos Pulse e Fastback (que, no entanto, são turbo), com uma bateria extra de 0,13 kWh. Esta mecânica equipa hoje apenas o Panda Classic (ou Pandina), enquanto o Grande Panda usa o motor três cilindros 1.2 turbo combinado a um câmbio de dupla embreagem com motor elétrico integrado.

fiat-500-hybrid
Tanque de combustível fica atrás do espaço onde ficava a bateria da versão elétrica (Divulgação/Fiat)
Continua após a publicidade

A escolha do motor 1.0 teria sido feita em função do espaço limitado para o motor e o câmbio. Esta plataforma STLA City foi projetada para ser elétrica, então é possível ver um espaço vazio no assoalho na região onde ficaria a bateria, enquanto o tanque de combustível encontrou seu espaço logo atrás. A tomada de carregamento deu lugar ao bocal de abastecimento.

fiat-500-hybrid
(Divulgação/Fiat)

Na cabine, o Fiat 500 Hybrid mantém o quadro de instrumentos digital de 7 polegadas e o painel do carro elétrico, mas um novo console cuidou de alocar a alavanca do câmbio manual. A central multimídia continua com 10,25 polegadas. Ainda tem frenagem de emergência, assistente de faixa, leitor de placas e outros assistentes.

Continua após a publicidade
fiat-500-hybrid
(Divulgação/Fiat)

A Fiat está programando para novembro o lançamento do novo 500 Hybrid e espera produzir 5.000 carros ainda em 2025. Para o ano que vem, porém, espera que o compacto alcance 100.000 unidades produzidas. Ele ainda terá versão de três portas e Cabrio, com teto de tecido retrátil. Vale tudo para tentar reconquistar os velhos clientes.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 10,99/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.