China mostra ‘solução’ que arremessa bateria de carros elétricos em incêndios
Alternativa promete lançar os componentes a até seis metros de distância para poupar o veículo, mas coloca segurança do entorno em risco

Lidar com incêndios em carros elétricos e híbridos ainda é uma questão bastante complexa, e o mundo todo segue em busca de alternativas para a situação. Na China, porém, uma proposta causou polêmica: em caso de fogo, as baterias seriam ejetadas dos veículos.
A demonstração foi feita pelo Centro de Pesquisa e Tecnologia de Reparo de Colisões Automotivas da China, com um Chery iCar 03T. Apesar do modelo, a Chery negou envolvimento nos testes e, de certa forma, mostrou-se insatisfeita. Nas redes sociais, a submarca iCar declarou: “isso não tem nada a ver com o iCar, por favor, sejam racionais”.

De acordo com a apresentação, o sistema funciona como os airbags. Caso os sensores detectem uma anomalia térmica no pack de bateria, a ejeção é feita em menos de um segundo e o arremesso pode ser de uma distância de 3 a 6 metros.
As imagens da demonstração mostram que, ao ser ejetada, a bateria foi coberta com uma manta antichamas após cair em um local projetado para a ocasião. Situação diferente da vida real.
O sistema tem eficácia e segurança bastante duvidosas ao lançar uma bateria, normalmente com centenas de quilos, em chamas por até 6 metros de distância. Isso protege o veículo e seus ocupantes, mas coloca em risco todo o entorno, com a possibilidade de a bateria atingir outros veículos ou até pessoas.

Brasil tem normas para carregadores
Entre o debate sobre a segurança dos carros elétricos, o Brasil passou a ter regras para a instalação de carregadores para carros elétricos em prédios. As normas foram divulgadas pelos Bombeiros, com base, segundo a instituição, em experiências técnicas e operacionais, além de análises periciais e experimentais.
As regras estabelecem que os carregadores devem possuir pontos de desligamento manual a menos de 5 metros da entrada principal, da entrada da garagem ou das escadas de acesso, ou a menos de 5 metros da vaga com carregador. Há também a indicação para sistemas de detecção de incêndio com chuveiros automáticos, exaustão para ventilação do ambiente e uma estrutura da edificação que suporte incêndios por ao menos duas horas.