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China mostra ‘solução’ que arremessa bateria de carros elétricos em incêndios

Alternativa promete lançar os componentes a até seis metros de distância para poupar o veículo, mas coloca segurança do entorno em risco

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
24 set 2025, 14h38
Sistema contra incêndio na China ejeta bateria dos carros elétricos
 (Weibo/Reprodução)
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Lidar com incêndios em carros elétricos e híbridos ainda é uma questão bastante complexa, e o mundo todo segue em busca de alternativas para a situação. Na China, porém, uma proposta causou polêmica: em caso de fogo, as baterias seriam ejetadas dos veículos.

A demonstração foi feita pelo Centro de Pesquisa e Tecnologia de Reparo de Colisões Automotivas da China, com um Chery iCar 03T. Apesar do modelo, a Chery negou envolvimento nos testes e, de certa forma, mostrou-se insatisfeita. Nas redes sociais, a submarca iCar declarou: “isso não tem nada a ver com o iCar, por favor, sejam racionais”.

Sistema contra incêndio na China ejeta bateria dos carros elétricos
(Weibo/Reprodução)

De acordo com a apresentação, o sistema funciona como os airbags. Caso os sensores detectem uma anomalia térmica no pack de bateria, a ejeção é feita em menos de um segundo e o arremesso pode ser de uma distância de 3 a 6 metros.

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As imagens da demonstração mostram que, ao ser ejetada, a bateria foi coberta com uma manta antichamas após cair em um local projetado para a ocasião. Situação diferente da vida real.

O sistema tem eficácia e segurança bastante duvidosas ao lançar uma bateria, normalmente com centenas de quilos, em chamas por até 6 metros de distância. Isso protege o veículo e seus ocupantes, mas coloca em risco todo o entorno, com a possibilidade de a bateria atingir outros veículos ou até pessoas.

Sistema contra incêndio na China ejeta bateria dos carros elétricos
(Weibo/Reprodução)
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Brasil tem normas para carregadores

Entre o debate sobre a segurança dos carros elétricos, o Brasil passou a ter regras para a instalação de carregadores para carros elétricos em prédios. As normas foram divulgadas pelos Bombeiros, com base, segundo a instituição, em experiências técnicas e operacionais, além de análises periciais e experimentais.

As regras estabelecem que os carregadores devem possuir pontos de desligamento manual a menos de 5 metros da entrada principal, da entrada da garagem ou das escadas de acesso, ou a menos de 5 metros da vaga com carregador. Há também a indicação para sistemas de detecção de incêndio com chuveiros automáticos, exaustão para ventilação do ambiente e uma estrutura da edificação que suporte incêndios por ao menos duas horas.

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