Chevrolet Spark virá em versão única Activ; o que sabemos sobre o elétrico
SUV compacto vai ser vendido na configuração Activ com motor de 101 cv e pode rodar mais de 400 km com uma carga

Depois de confirmar de maneira oficial a venda do elétrico Spark, a General Motors anunciou nesta semana que o modelo será disponibilizado no Brasil somente na versão Activ, já disseminada em diversos modelos da gama Chevrolet.
Em comunicado oficial, a diretora de marketing da marca para a América do Sul, Paula Saiani, destacou que esta configuração tem apelo aventureiro marcante. “Tudo numa combinação específica para atender às preferências do consumidor local”, enalteceu.
O comunicado diz ainda que o SUV vai ser oferecido em cores exclusivas e vibrantes, o que seria “uma homenagem visual à energia e à diversidade do nosso povo”.

Origem chinesa
O Spark faz parte de um dos cinco lançamentos da Chevrolet para o Brasil em 2025. O modelo é de origem chinesa. Seu nome original é Baojun Yep Plus, fruto de uma joint-venture entre a GM e o conglomerado chinês SAIC.
Com a gravatinha preta estampada na frente e na traseira, assume o nome Spark EUV. Spark era um hatch compacto menor que o Celta, que não foi vendido no Brasil, e EUV remete ao Bolt EUV, vindo de “Electric Utility Vehicle”, ou veículo utilitário elétrico.

Menor da turma
O modelo é compacto. Mede 3,99 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,73 m de altura e tem um entre-eixos de 2,56 m. Isso quer dizer que ele será o menor carro da Chevrolet à venda no Brasil. O hatch Onix, por exemplo, tem 4,19 m de comprimento. Desse modo, o elétrico tem capacidade para somente quatro pessoas, sem apoio de cabeça ou cinto central traseiro.
Embora a General Motors ainda não tenha divulgado a data oficial de lançamento do modelo, já se sabe qual motor equipa o SUV. Ele conta com uma unidade de 101 cv e é alimentado por uma bateria LFP de 41,9 kWh. Segundo o ciclo de testes chinês CLTC, a autonomia é de até 401 km.

O Spark EUV apareceu na festa de 100 anos da GM no Brasil, celebrada no fim de janeiro. O modelo exposto tinha uma lista farta de equipamentos, como câmera 360°, assistente de estacionamento, assistente de manutenção em faixa, ar-condicionado digital, faróis de LED com acendimento automático, painel de instrumentos digital de 8,8”, central multimídia de 10,1”, piloto automático adaptativo e banco do motorista com ajuste elétrico.
A montadora ainda tem planos de trazer outro modelo de origem chinesa para o Brasil. Trata-se do Wuling Starlight S, disponível em versões elétrica e híbrida plug-in.
