Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Mês do Cliente: Revista em casa apenas 9,90

Chevrolet Spark elétrico será montado na antiga fábrica da Troller

SUV elétrico será montado no Brasil muito em breve, para que a GM alcance sua meta de vendas de elétricos no Brasil.

Por Henrique Rodriguez com Nicolas Tavares, de Brasília (DF)
Atualizado em 8 set 2025, 17h32 - Publicado em 8 set 2025, 16h32
spark
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A Chevrolet só emplacou 67 carros elétricos no primeiro semestre deste ano, sendo 27 Equinox EV e 25 Blazer EV, além de alguns Bolt que estavam em estoque. Agora, com o lançamento do Chevrolet Spark EUV e, futuramente, com o Equinox EV, a marca planeja fechar o ano vendendo 100 carros elétricos por semana.

Para isso ser possível, o Chevrolet Spark EUV será montado no Brasil. Só tem um detalhe: ele não será montado pela própria GM, mas pela Comexport, que assumiu a antiga fábrica da Troller em Horizonte, no Ceará, em 2024.

Chevrolet Spark EUV
Chevrolet Spark EUV (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A confirmação foi feita pelo presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, com a presença do presidente da Comexport, Alan Goldlust, e do vice-presidente, Rodrigo Teixeira. A Comexport anunciou um investimento de R$ 400 milhões na antiga fábrica da Troller há um ano. A intenção é fazer da unidade uma fábrica multimarcas, capaz de montar carros para diversas empresas.

A montagem do Spark EUV no Ceará começará ainda em 2025, possivelmente em novembro. A fábrica, que até hoje só fez carros com chassi 4×4 e carroceria de fibra, está recebendo o maquinário para realizar a montagem dos carros elétricos, que chegarão ao Brasil em kits SKD – ou seja, importados da China já com carrocerias armadas e pintadas.

Continua após a publicidade
Chevrolet Spark EUV
Chevrolet Spark EUV (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Em janeiro, QUATRO RODAS antecipou que a General Motors estava estudando meios de fazer montagem dentro de alguma de suas fábricas ou mesmo terceirizar a montagem para outras empresas no Brasil. Uma das empresas cotadas era justamente a Comexport.

Em julho, o presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, afirmou que “Um Spark feito na China consegue ser mais rentável do que um Tracker, mesmo com os 25% de impostos de importação”, se referindo à retomada dos impostos de importação para elétricos e híbridos, e logo em seguida disse que tinha o desejo de fabricar carros elétricos no Brasil. É um desejo antigo, na verdade.

Continua após a publicidade

Futura produção nacional?

Chevrolet Spark EUV
Chevrolet Spark EUV (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Em 2023, o executivo se antecipou em dizer que a GM seria uma das primeiras fabricantes instaladas no Brasil a industrializar veículos elétricos, e que isso não demoraria para acontecer. Dito e feito: nesta segunda-feira, foi o próprio Santiago Chamorro quem disse que a montagem do carro pela Comexport representa o início da nacionalização do elétrico no Brasil.

De acordo com o executivo, a GM quer efetivamente fabricar o Spark EUV no Brasil, mas para a operação evoluir para isso dependerá de alguns fatores. Por enquanto, porém, falaram apenas em “montagem” do Chevrolet Spark no Brasil.

Continua após a publicidade

O Spark EUV sairá da fábrica de Horizonte ainda em 2025, mas outros carros são cotados e um deles seria o Chevrolet Captiva EV, próximo lançamento da marca no Brasil. O SUV médio também será importante neste momento em que a General Motors quer deixar de ser coadjuvante entre os elétricos no Brasil.

E já está conseguindo: mesmo antes de ter sido lançado, o Spark EV já acumulou 254 unidades emplacadas no Brasil: já é o segundo Chevrolet elétrico mais vendido da GM por aqui – só fica atrás do Bolt, que tem cerca de 560 unidades em circulação no país.

Continua após a publicidade

Como é o Chevrolet Spark EUV?

QUATRO RODAS já dirigiu o Spark EUV no Brasil. O pequeno SUV elétrico tem motor dianteiro de modestos 102 cv e 18,4 kgfm, alimentado por uma bateria de 42 kWh que garante autonomia de 258 km na homologação junto ao Inmetro. Ele se destaca por ser bem pequeno, pois com 4 m de comprimento é cerca de 13 cm mais curto que um Onix, mas ainda assim espaçoso por dentro. O bom acabamento também chama a atenção, assim como a presença de sistemas avançados de auxílio ao motorista. Seu preço é R$ 159.990.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ECONOMIZE ATÉ 41% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
De: R$ 16,90/mês
Apenas 9,90/mês*
OFERTA MÊS DO CLIENTE

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
De: R$ 26,90/mês
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.