Chery QQ ganha status de marca e promete elétricos baratos e estilosos
O QQ está se transformando em submarca da Chery e usa características da Smart para tornar seu novo elétrico mais atraente

O Chery QQ foi um dos maiores sucesso da fabricante chinesa no início da sua expansão global, mas perdeu espaço nos últimos anos. Agora, a Chery está disposta a resgatar o carisma do modelo com uma nova submarca, que fará sua estreia em 2026 com o inédito QQ Qurio.
É isso mesmo: QQ virou marca e o Qurio, cujo nome remete a “Curious” (Curioso, em inglês), será seu primeiro modelo.
Mostrado no Salão de Xangai na forma de um carro conceito muito próximo da produção, o novo QQ é um hatch compacto elétrico que, em vez de parecer simples, aposta no visual estiloso. Na verdade, sua ousadia tem muito dos carros da Smart

Tanto os faróis quanto as lanternas estão camuflados em áreas pretas que ocupam grande parte da dianteira e da traseira do QQ Qurio. Isso combina com o teto e as colunas pintados de preto. Contudo, o “Q” do logotipo da QQ na coluna ‘C’ parece criar uma semelhança proposital com os carros da Smart.
O formato da carroceria, que flerta com os monovolumes, também lembra o BYD Dolphin. Mas o QQ Qurio é um tanto menor. Tem 3,72 m de comprimento, 1,70 m de largura, 1,60 m de altura e 2,52 m de entre-eixos. É 14 cm mais comprido e tem entre-eixos 18 cm maior que o Chery QQ da segunda geração.

Com esse porte, consegue ter interior relativamente espaçoso por conta do aproveitamento da cabine. O painel com quadro de instrumentos estreitinho e uma enorme tela central é um lugar comum nos carros chineses atuais. O que o QQ Qurio faz diferente é colocar partes do acabamento em cores mais chamativas, como um amarelo fluorescente que a Smart também costuma usar.
Uma coisa que não muda é que a nova geração do Chery QQ terá um motor fraquinho, para garantir que será barato. Está previsto que seja um motor elétrico de 55 cv alimentado pela energia armazenada em baterias fornecidas pela Guoxuan. Sua capacidade e a autonomia do carro não foram divulgadas.

O lançamento da nova geração do Chery QQ está previsto para o primeiro semestre de 2026. Vale lembrar que o QQ nunca deixou de existir na China, onde o nome serve tanto ao mesmo Chery iCar vendido no Brasil quanto ao QQ Ice Cream, um subcompacto de 27 cv, mas ambos vendem muito pouco. O Qurio tem a missão de mudar esse cenário.