PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Changan apresenta SUV que se transforma em picape e estreia em 2024

Solução do conceito Changan CD701 é cobrir a caçamba (ou seria um porta-malas?) com um painel de vidro que se abre como um teto solar

Por Henrique Rodriguez e João Vitor Ferreira
13 set 2023, 00h30
Changan CD701
 (Changan/Divulgação)
Continua após publicidade

A fabricante chinesa Changan apresentou o conceito Qiyuan CD701, que tem nome complicado mas propõe uma solução prática: é praticamente uma picape disfarçada de SUV cupê, pois usa um vidro para cobrir a caçamba.

Marcado para estrear em 2024, possivelmente com o nome de E0, o SUV é capaz de recolher o vidro e liberar o acesso ao porta-malas com vocação de caçamba. O vidro traseiro desliza para cima do teto enquanto a porta traseira se abre para baixo, assim como nas picapes. Dessa forma, o condutor pode usar o compartimento de cargas como uma caminhonete, a diferença é que, aparentemente, não há nada que separe a caçamba do resto da cabine.

Changan CD701
Para-brisa traseiro levanta até o teto para transformar liberar o acesso a caçamba (Changan/Divulgação)

Mas essa não é a única característica que torna o CD701 um carro ‘diferentão’. Embora seus faróis e lanternas de led bem finos estejam dentro dos padrões de design atual, um detalhe chama atenção. Bem ao centro, tanto na fina ‘grade’ fechada, quanto na tampa da caçamba, há uma pequena tela que pode reproduzir tanto o nome do carro —  nesse caso “E0” —  como carga da bateria.

Changan CD701
Dianteira e traseira tem uma pequena tela que exibe o nome do carro e as condições da bateria (Changan/Divulgação)
Continua após a publicidade

Fora isso, o conceito ainda tem grandes rodas e os para-lamas quadrados, que reforçam a postura parruda do SUV. Outro detalhe são as maçanetas retráteis.

Qiyuan CD701
(Changan/Divulgação)
Continua após a publicidade

Por dentro, o visual é bem limpo. No console central, nada além de dois grandes porta-copos e o que parece ser um porta objetos. Não sobrou nem quadro de instrumentos para contar história, sendo substituído por pequeno head-up display. Há também uma grande tela bem no meio do painel, que possivelmente controla todas as funções do veículo, e um display dobrável secundário para o passageiro.

Changan CD701
(Changan/Divulgação)

Sem mencionar qualquer informação sobre o trem de força, a Changan destaca que seu SUV será equipado com tecnologia de ponta. Uma delas é o carregamento autônomo, onde o carro fica responsável por achar a estação de carregamento e se conectar ao carregador sozinho, porém não há explicações de como ele fará isso.

Continua após a publicidade
Changan CD701
(Car News China/Reprodução)

A Changan também afirma que o CD701 será o primeiro veículo do mundo equipado com tecnologia de “comunicação veicular por satélite”. Isso significa que o SUV poderá alcançar cobertura global e consertar-se pela internet em qualquer lugar onde esteja, por mais remoto que seja, e nunca perder a conexão.

Compartilhe essa matéria via:

Sem mais informações, é esperado que o SUV/picape chinês entre em produção no próximo ano, ainda sem preço ou data definidos para o lançamento.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.