Carro da 99, BYD D1 está fora de linha e deixa de ser vendido no Brasil
Modelo quase não emplacou em 2024, mas o grande responsável por isso foi o fim de sua produção na China
O BYD D1 foi o terceiro modelo da montadora chinesa lançado no Brasil, em 2022. O monovolume elétrico foi desenvolvido em parceria com a empresa de mobilidade DiDi Chuxing, dona da 99, com o objetivo de ser o carro ideal para motoristas de aplicativo dentro e fora da China. Mas sua viagem chegou ao fim.
O modelo teve3 23 unidades emplacadas ao longo de 2023, sendo 300 advindos de uma parceria entre a BYD e a empresa de transporte por aplicativo 99. Mas esse ritmo não se manteve em 2024, quando apenas 8 unidades foram emplacadas e todas no mês de abril.
E isso tem um bom motivo: de acordo com a BYD, o D1 teve a sua produção na China encerrada. O monovolume está oficialmente fora de linha.
Este é o primeiro carro tirado de linha pela BYD no Brasil. Os outros dois modelos lançados antes do D1 seguem disponíveis. O SUV e o sedã de luxo Tan e Han, respectivamente, ainda aparecem no site da marca para compra, mesmo emplacando muito pouco durante o ano todo.
Como é o BYD D1?
Se você utiliza muito os transportes por aplicativo na cidade de São Paulo, provavelmente você já teve a oportunidade de, ao menos, avistar um BYD D1.
O modelo é perfeito para os motoristas por aplicativo: além do amplo espaço traseiro, sua porta lateral direita é corrediça e tem abertura elétrica, ou seja, pode ser aberta pelo próprio motorista. Ainda tem portas USB dedicadas aos passageiros em posição que evita que o cabo seja esquecido.
Com seus 136 cv, 18,3 kgfm de torque e uma bateria de 53 kWh de capacidade, ele pode rodar até 258 km no ciclo PBEV do Inmetro após uma carga completa.
Apesar de ser um ótimo carro para os motoristas de aplicativo, seu preço, quando estava disponível, era um pouco salgado. O elétrico podia ser adquirido por R$ 269.990.