Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Cadillac Escalade elétrico tem 760 cv, visão noturna e quase 100″ de telas

Cadillac Escalade IQ não apenas repete os exageros do SUV icônico: aqui eles estão ainda maiores, auxiliados pela tecnologia exclusiva de elétricos da GM

Por Lucas Parente
9 ago 2023, 20h28

Um ícone do luxo e exagero norte-americano, o Escalade não escaparia da eletrificação. Logo, o novo Cadillac Escalade IQ estreia trazendo o que a General Motors tem de melhor em tecnologia para carros elétricos, abusando dos números (espaciais e de performance) e do luxo.

O SUV gigantesco abre mão do V8 e adota a nova plataforma Ultium, que chegará ao Brasil no ano que através do Blazer EV. É sobre essa arquitetura que o par de motores elétricos gera 760 cv e 108,5 kgfm, com tração integral e muito mais.

Rear 7/8 view of Cadillac ESCALADE IQ Sport in Flare Metallic at night.
O SUV fullsize mais aerodinâmico da história (Divulgação/Cadillac)

O visual do Escalade elétrico não foge completamente do estilo consagrado, mas obviamente se adapta aos novos tempos. Na dianteira, os faróis de leds têm novo formato e se unem ao que eram as DRLs no modelo convencional, trazendo até uma animação que cumprimenta o motorista ao abrir e fechar o carro. A grade grade central deu lugar a uma superfície iluminada aerodinamicamente ativa que remete a cristais e ajuda a manter a elegância de um legítimo Cadillac.

Nada menos que 5,7 m de comprimento e 2,4 m de largura
Nada menos que 5,7 m de comprimento e 2,4 m de largura (Divulgação/Cadillac)

O perfil lateral se manteve parcialmente, com o cromado da coluna C ampliando sua angulação e o caimento da traseira ligeiramente suavizado. A parte inferior do para-choque foi revisada e as lanternas foram separadas: em cada lado, uma parte fica rente ao vidro e a outra fica no canto inferior da carroceria, com apêndices em L.

Continua após a publicidade
Cadillac ESCALADE IQ Sport 24-inch wheel.
(Divulgação/Cadillac)

Também se destacam as novas rodas de 24 polegadas de bitola alargada, dando ainda mais impressão de tamanho ao utilitário. Tudo com propósito aerodinâmico, já que o Escalade IQ gera 15% menos arrasto que o antecessor.

Só a tela principal tem 55
Só a tela principal tem 55″ e inteligência artificial (Divulgação/Cadillac)

Internamente, o luxo elevado é algo obrigatório. As novidades se concentram principalmente no painel, que traz um imenso display de ponta a ponta e, junto à tela auxiliar e os visores traseiros, totalizam quase 100″ de telas. Seus recursos incluem visão noturna auxiliando o motorista, passando até pelo controle remoto universal que permite ao dono controlar a casa inteligente ao entrar na garagem.

Visão noturna ajuda a detectar animais e outros objetos antecipadamente
Visão noturna ajuda a detectar animais e outros objetos antecipadamente (Divulgação/Cadillac)

Outra característica impressionante é o teto inteiriço de vidro. Além de um sistema de iluminação interna com mais de 120 cores disponíveis, há som da AKG com 40 alto-falantes e projeção 3D. Ainda há automação veicular de nível 3, auxiliada com câmeras, radares e o nada barato Lidar.

Continua após a publicidade
Man sitting in Executive Second Row of Cadillac ESCALADE IQ with backseat screens.
Ocupantes de trás tem acesso a telas dedicadas, entradas HDMI e carregadores de celular por indução (Divulgação/Cadillac)

Obviamente a mecânica mantém o exagero: o Cadillac Escalade IQ conta com dois motores elétricos que totalizam 760 cv e 108,5 kgfm, indo de 0 a 100 km/h em menos de 5 s. A bateria tem nada menos que 200 kWh, de modo que é possível usar o carro como um gerador para residências — uma casa normal poderia ser alimentada por semanas com tamanha capacidade energética.

Escalade

Continua após a publicidade

Para carregá-las é necessário a arquitetura elétrica em 800 V cai bem, permitindo conexão a eletropostos de corrente contínua que, no melhor dos casos, acrescentam 160 km de alcance em 10 minutos de recarga. 

Grade inferior pode se abrir para arrefecer baterias ou se fechar para favorecer aerodinâmica
Grade inferior pode se abrir para arrefecer baterias ou se fechar para favorecer aerodinâmica (Divulgação/Cadillac)

Facilitando a locomoção, o Escalade elétrico ainda traz esterçamento nas quatro rodas, reduzindo drasticamente seu diâmetro de giro. O conjunto de suspensão adaptativa pode alterar o vão livre do carro em cerca de 7,5 cm, com modo rebaixado no qual, em baixas velocidades, o utilitário desfila bem próximo ao solo. A capacidade de adaptação também é usada para estabilizar ao máximo o veículo, elevando o conforto dos ocupantes.

Continua após a publicidade

O novo Cadillac Escalade IQ começará a ser fabricado no meio de 2024. A versão mais barata de todas custará, no mínimo, US$ 130.000. Os preços do topo da linha ainda são desconhecidos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.