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BYD vendeu metade dos Dolphin Mini reservados no mesmo dia

BYD chegou teve cerca de 7.000 pedidos do Dolphin Mini na pré-venda e conseguiu converter em vendas quase a metade dos pedidos no primeiro dia

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 mar 2024, 07h50 - Publicado em 3 mar 2024, 15h30
BYD Dolphin Mini
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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O BYD Dolphin Mini ainda era chamado por aqui de Seagull quando teve seu lançamento no Brasil confirmado com “preço na faixa dos R$ 100.000”. A expectativa pelo carro foi enorme, mas esfriou assim que seus preço foi anunciado: R$ 115.800. Ou R$ 105.800 com o desconto de R$ 10.000 para quem havia entrado na pré-venda que começou em 25 de fevereiro.

Nas concessionárias, o carro ainda era vendido por R$ 105.800 no sábado (2). No site da pré-venda, porém, está a R$ 115.800.

Nas redes sociais, muitas reclamações de quem esperava que o carro custaria R$ 100.000 e, consequentemente, R$ 90.000 com o bônus da pré-venda (que começou antes do preço ser anunciado). A demora para a devolução do sinal de R$ 10.000, que é solicitada à fabricante por e-mail, também está desagradando muita gente.

BYD Dolphin Mini
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Mas, em um primeiro momento, o cancelamento das reservas não foi tão alto quanto chegou a ser especulado. QUATRO RODAS conversou com vendedores de São Paulo, que minimizaram a situação. E o ritmo de cancelamento das reservas dependeria da região.

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Informações divulgadas pelo jornalista João Anacleto dão conta de que no mesmo dia do lançamento, 28 de fevereiro, as concessionárias BYD conseguiram concluir a venda de 3.343 unidades do Dolphin Mini, ou 43,7% das cerca de 7.000 reservas que a fabricante havia registrado até a hora do lançamento.

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Vendedores garantem que ainda houve procura de clientes querendo reservar o carro elétrico mesmo após a divulgação dos preços. E que ainda há tempo de converter mais vendas, pois os boletos emitidos na pré-venda tinham validade de 72 horas e os clientes teriam mais cinco dias a partir da compensação do pagamento para efetivar a compra.

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Um dado importante é que das 3.343 unidades vendidas, 863 foram vendidas por concessionárias Carmais e Parvi, que atuam nas regiões Nordeste e Norte, e 403 foram vendidas pela Saga, que tem concessionárias em Brasília e Cuiabá. A Dahruj, que atua no estado de São Paulo, somou 378 unidades e a GoGreen, que atua Minas Gerais, Goiás e no Espirito Santo, somou 369 carros. Só o de São Paulo teve 745 vendas efetivadas no dia do lançamento.

Não havia preço, nem carregador

BYD Dolphin Mini
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Na prática, nem mesmo os funcionários da BYD tinham ideia sobre o preço de lançamento do Dolphin Mini. Outro ponto é que, nos primeiros dias, os termos da pré-venda não incluíam nenhum carregador, nem portátil, nem wallbox.

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Foi de última hora que decidiram “dar” um wallbox, avaliado em R$ 7.000, a todos os compradores do Dolphin Mini. Logo, o carro poderia ter sido lançado por R$ 98.800 na pré-venda e R$ 108.800 na tabela. Muito provavelmente teriam evitado cancelamentos. E o wallbox poderia ter sido oferecido a esses compradores com algum desconto.

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