BYD Sea Lion 07 é um Seal transformado em SUV cupê com 530 cv
Em dois anúncios seguidos, a BYD apresentou o seu mais novo SUV juntamente com a sua nova plataforma e-Plataform 3.0 Evo
A e-Plataform 3.0 é a base para os principais carros elétricos da BYD vendidos na atualidade, mas já passou por uma evolução. Coube ao BYD Sea Lion 07 inaugurar a nova e-Plataform 3.0 Evo, com “o mais alto nível de integração, motorização e desempenho de carregamento”, segundo a fabricante.
Trocando em miúdos, essa atualização permitiu um aumento da potência de recarga das baterias, podendo chegar a 500 kW com o uso de dois bocais de carregamento, cada um com capacidade para 250 kW. Independente do tamanho da bateria, isso torna possível sair de 10 para 80% de carga em apenas 25 minutos, exigindo apenas mais 18 minutos para chegar aos 100%.
Também torna possível o pré-aquecimento da bateria para a temperatura ideal a fim de reduzir o tempo de recarga em temperaturas extremamente baixas. Além disso, de acordo com a montadora chinesa, a nova plataforma suporta motores que giram até 23.000 rpm, sendo a velocidade mais alta já produzida pela BYD.
Novo BYD Sea Lion 07
Quem inaugura essa arquitetura mais avançada para carros elétricos é o BYD Sea Lion 07, que seria algo como um BYD Seal na forma de um SUV cupê. É mais um modelo dedicado a competir com o Tesla Model Y, um grande sucesso entre os elétricos no mercado chinês.
Com preço inicial divulgado em US$ 26.270 (o equivalente a R$ 140.000), os primeiros modelos do SUV já saíram da linha de montagem da fábrica da BYD na China. Apesar de ser apresentado oficialmente agora, o visual do SUV cupê da BYD já era conhecido e foi apresentado pela marca há alguns meses.
O BYD Sea Lion é vendido na China em quatro versões, sendo três com tração traseira e um único motor, e apenas uma versão com tração integral e motor duplo.
A versão básica tem motor elétrico de 231 cv e 38,7 kgfm, podendo ir de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. Para suportar essa configuração, há uma bateria de 71,8 kWh de capacidade, que oferece um alcance de 550 km no ciclo chinês CLTC.
As variantes intermediárias estão equipadas com um motor mais potente, gerando 312 cv, mas com o mesmo torque de 38,7 kgfm. O desempenho também é melhor, indo de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos. Ambas estão equipadas com uma bateria blade de 80,64 kWh e autonomia de 610 km no ciclo CLTC.
A versão topo de linha possui dois motores, que combinados geram 530 cv de potência e 70,3 kgfm, podendo ir de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos. Basicamente com desempenho de esportivo. A bateria também é blade e possui capacidade de 80,64 kWh e sua autonomia é de 550 km no ciclo CLTC.
Ainda não há expectativas para esse modelo vir ao Brasil, porém, seria uma ótima opção para o nosso mercado atual.