BYD Sea Lion 07 é um Seal transformado em SUV cupê com 530 cv
Em dois anúncios seguidos, a BYD apresentou o seu mais novo SUV juntamente com a sua nova plataforma e-Plataform 3.0 Evo
![BYD Sea Lion 07](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/06/BYD_SeaLion7-4.jpg?quality=70&strip=info&w=1200&h=692&crop=1)
A e-Plataform 3.0 é a base para os principais carros elétricos da BYD vendidos na atualidade, mas já passou por uma evolução. Coube ao BYD Sea Lion 07 inaugurar a nova e-Plataform 3.0 Evo, com “o mais alto nível de integração, motorização e desempenho de carregamento”, segundo a fabricante.
Trocando em miúdos, essa atualização permitiu um aumento da potência de recarga das baterias, podendo chegar a 500 kW com o uso de dois bocais de carregamento, cada um com capacidade para 250 kW. Independente do tamanho da bateria, isso torna possível sair de 10 para 80% de carga em apenas 25 minutos, exigindo apenas mais 18 minutos para chegar aos 100%.
![byd-seal-lion byd-seal-lion](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/05/byd-seal-lion.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Também torna possível o pré-aquecimento da bateria para a temperatura ideal a fim de reduzir o tempo de recarga em temperaturas extremamente baixas. Além disso, de acordo com a montadora chinesa, a nova plataforma suporta motores que giram até 23.000 rpm, sendo a velocidade mais alta já produzida pela BYD.
Novo BYD Sea Lion 07
![BYD Sea Lion 07 (01) BYD Sea Lion 07 (01)](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/05/2024051014024944.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Quem inaugura essa arquitetura mais avançada para carros elétricos é o BYD Sea Lion 07, que seria algo como um BYD Seal na forma de um SUV cupê. É mais um modelo dedicado a competir com o Tesla Model Y, um grande sucesso entre os elétricos no mercado chinês.
Com preço inicial divulgado em US$ 26.270 (o equivalente a R$ 140.000), os primeiros modelos do SUV já saíram da linha de montagem da fábrica da BYD na China. Apesar de ser apresentado oficialmente agora, o visual do SUV cupê da BYD já era conhecido e foi apresentado pela marca há alguns meses.
![BYD Sea Lion 7 (02) BYD Sea Lion 7 (02)](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/05/2024051014030461.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O BYD Sea Lion é vendido na China em quatro versões, sendo três com tração traseira e um único motor, e apenas uma versão com tração integral e motor duplo.
A versão básica tem motor elétrico de 231 cv e 38,7 kgfm, podendo ir de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. Para suportar essa configuração, há uma bateria de 71,8 kWh de capacidade, que oferece um alcance de 550 km no ciclo chinês CLTC.
![BYD Sea Lion 7 (03) BYD Sea Lion 7 (03)](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/05/2024051014025752.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
As variantes intermediárias estão equipadas com um motor mais potente, gerando 312 cv, mas com o mesmo torque de 38,7 kgfm. O desempenho também é melhor, indo de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos. Ambas estão equipadas com uma bateria blade de 80,64 kWh e autonomia de 610 km no ciclo CLTC.
A versão topo de linha possui dois motores, que combinados geram 530 cv de potência e 70,3 kgfm, podendo ir de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos. Basicamente com desempenho de esportivo. A bateria também é blade e possui capacidade de 80,64 kWh e sua autonomia é de 550 km no ciclo CLTC.
![BYD Sea Lion 7 (04) BYD Sea Lion 7 (04)](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/05/2024051014031361.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Ainda não há expectativas para esse modelo vir ao Brasil, porém, seria uma ótima opção para o nosso mercado atual.