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BYD Shark é picape híbrida com motor 1.5 mais rápida que Ranger Raptor

Picape híbrida plug-in tem 480 cv gerados por três motores e está com lançamento no Brasil confirmado para o segundo semestre

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 Maio 2024, 19h10 - Publicado em 14 Maio 2024, 11h19
BYD Shark
No Uruguai, Shark chega em duas versões que se diferenciam, basicamete, pelos recursos ADAS (Divulgação/BYD)
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A BYD Shark foi apresentada oficialmente hoje, no México, e já tem seu lançamento no Brasil previsto para acontecer entre agosto e setembro deste ano. Trata-se de uma picape média híbrida plug-in com 480 cv de potência máxima e que proporciona uma autonomia quase tão grande quanto a de uma caminhonete diesel: até 840 km (NEDC).

Preços da BYD Shark

No México, onde acaba de entrar em pré-venda, a BYD Shark custa a partir de 899.980 pesos na versão de entrada GL, o equivalente a R$ 273.766 ao câmbio atual. A versão mais completa, GS, custa 969.800 pesos, equivalente a R$ 295.000. A picape híbrida poderá chegar ao Brasil com preços ao redor dos R$ 350.000, próximo das versões topo de linha das picapes médias turbodiesel.

A BYD Shark GS é equipada com seis airbags, piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal, alerta de colisão traseira, alerta de tráfego cruzado, frenagem de emergência traseira, alerta de saída de faixa e frenagem autônoma de emergência.

Como é a BYD Shark

A primeira picape média da BYD poderia ser mais criativa, mas seu design fortemente inspirado na Ford F-150 Lightning. Os principais pontos de semelhança com a picape Ford estão nos faróis e lanternas, com arcos de leds que também atravessam a BYD Shark de uma ponta a outra. A grade, não poderia ser diferente, recebe um enorme “BYD” no centro. O logotipo da empresa também está estampado bem grande na tampa da caçamba.

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BYD Shark
(Divulgação/BYD)

Por dentro, além do quadro de instrumentos digital e da central multimídia de 12,8 polegadas com Android Auto, Apple Carplay e função karaokê, tem um head-up display para facilitar as informações de condução ao motorista. Outro auxílio é o sistema de câmeras 360° complementado, ainda, por câmera que mostra a posição das rodas dianteiras em trilhas.

BYD Shark
(Divulgação/BYD)

Os botões estão concentrados no volante e no console central, onde posicionaram um seletor de marcha convencional e, também, uma base de carregamento sem fio para smartphones.

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BYD Shark
(Divulgação/Ford)

A BYD Shark é baseada na plataforma chamada DMO Super Híbrida Off-road e está equipada com um motor 1.5 turbo de 180 cv e mais dois motores elétricos, um por eixo, para compor a tração 4×4 – o bloqueio do diferencial, portanto, é virtual. Há três modos de condução: areia, lama e neve. 

BYD Shark
(Divulgação/BYD)

O motor elétrico dianteiro gera 231 cv e 31,6 kgfm, e o traseiro gera 204 cv e 34,7 kgfm. A potência combinada é de 480 cv (353 kw). De acordo com a BYD, a picape é movida pelos motores elétricos em 80% do tempo, priorizando o uso do motor a combustão como gerador.

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Por outro lado, destacam que a BYD Shark tem consumo médio de 13,3 km/l e que a picape chega aos 100 km/h em 5,7 segundos – mais rápida que a Ranger Raptor, que precisa de 5,8 s. A autonomia híbrida chega aos 840 km e a autonomia elétrica é de 100 km, sempre no otimista ciclo NEDC.

A bateria tem 29,6 kWh de capacidade e aceita recarga rápida (DC): vai de 30 a 80% em 20 minutos e pode ser usada para alimentar eletrodomésticos. A potência máxima de recarga é de 40 kW.

BYD Shark
(Divulgação/BYD)

Quanto às capacidades, a Shark tem carga útil de 835 kg em sua caçamba, que tem volume de 1.450 litros. A capacidade de reboque é de 2.500 kg.

Estrutura da BYD Shark

BYD Shark
(Divulgação/BYD)

Ainda que seja híbrida, a Shark é uma picape com chassi de longarinas convencional. Ou quase isso. As baterias Blade são montadas entre as longarinas, o que dizem aumentar a rigidez da estrutura em 38%. A carroceria é composta por 54% de aços de alta resistência.

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Outra diferença para as demais picapes do mercado está na suspensão, que é independente de duplo A nas quatro rodas, com molas helicoidais. Por ter motores elétricos responsáveis pela tração 4×4, não há um cardã atravessando o carro.

BYD Shark
(Divulgação/BYD)

Além disso, a Shark é consideravelmente maior que as demais picapes médias. Tem 5,46 m de comprimento, 3,26 m de entre-eixos, 1,97 m de largura e 1,92 m de altura. Na comparação com a Ford Ranger, é 9 cm mais comprida, mas 1 cm a menor no entre-eixos. Mas uma Toyota Hilux é 13 cm mais curta, 7 cm mais estreita, 11 cm mais baixa e tem entre-eixos 17,5 cm mais curto.

Lançamento da BYD Shark

BYD Shark
(Divulgação/BYD)

A BYD Shark começará a ser vendida primeiro no México e está prevista para chegar ao Brasil entre agosto e outubro, a depender dos trâmites de importação junto ao Ibama. A fabricante também estuda a produção nacional da picape, em Camaçari (BA)

Ficha Técnica – BYD Shark

Motor: gasolina, diant., longitudinal, 4 cil. em linha, turbo, 1.5; 16V, 180 cv. Elétrico dianteiro com 231 cv e 31,6 kgfm, e traseiro com 204 cv e 34,7 kgfm. Potência combinada de 480 cv.
Câmbio: EHS, 1 marcha, tração integral com bloqueio virtual do diferencial
Bateria: LFP, 29,6 kWh, recarga máxima de 40 kW
Direção: elétrica
Suspensão: Duplo A (diant. e tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), disco sólido (tras.)
Pneus: R18
Dimensões: comprimento, 545,7 cm; largura, 197,1 cm; altura, 192,5 cm; entre-eixos, 326 cm; peso, 2.665 kg; caçamba, 1.400 litros; altura livre do solo, 21 cm; ângulo de ataque, 31°; ângulo de saída, 19,3°; inclinação máxima, 30°

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