BYD está testando esportivo elétrico para rivalizar com a Porsche
Protótipo deve ser lançado pela Denza na Europa e é baseado no conceito Fang Cheng Bao Super 9, projetado com a ajuda de ex-designer da Audi e Lamborghini

Quem compra Porsche 911 não pensa em trocá-lo por carro elétrico, mas o esportivo alemão pode ser a inspiração do próximo esportivo elétrico da BYD. Este novo carro, flagrado em testes, será lançado pela marca Denza, em 2025, na China e na Europa.
Trata-se do Denza Super 9, que pode se espelhar muito no carro-conceito Fang Cheng Bao Super 9, este revelado em abril durante o Salão de Pequim.
O flagra mostra o carro com a típica camuflagem azul da BYD e mostra suas proporções típicas de um esportivo, com duas portas, uma linha de teto inclinada, além de faróis e dianteiras bem à moda dos carros da Denza. Os chineses ainda dizem que o carro terá quatro assentos, assim como o 911, e até uma versão conversível.
O desigb é assinado pelo projetista Wolfgang Egger, ex-Audi, Lamborghini e Alfa Romeo. Pelo que informa a mídia chinesa, Egger trabalhou no projeto desenvolver o design original do carro, quando foi apresentado como conceito da Fang Cheng Bao.

Note que na foto divulgada na rede social Weibo, o esportivo aparece em cima de um guincho. Repare também que ele parece estar com algumas partes faltando, como os faróis, o para-choque traseiro e o para-lama dianteiro. É uma aparência de um carro batido, porém, de acordo com a mídia chinesa, ele apenas estava sendo testado sem essas peças. Mas o motivo segue um mistério.
Detalhes sobre a mecânica ainda são especulação. Alguns veículos, como o Car News China, apostam que ele terá o mesmo trio de motores do Denza Z9 que entregam 951 cv. Inclusive, a perua da Denza já está confirmada no Brasil e na Europa.

O site chinês Authome estima que ele terá preço de lançamento de 300.000 yuans — cerca de R$ 259.000 —, enquanto um Porsche, na China, facilmente ultrapassa a marca de 1.000.000 de yuans (R$ 863.600 aproximadamente). Espera-se que o novo esportivo da BYD seja apresentado em 2025, durante o Salão de Xangai.