BYD de R$ 1 milhão, U8L é gigante e tem até logotipos de ouro puro
Entre as extravagâncias do SUV de seis lugares estão as dimensões: ele chega aos 5,60 metros de comprimento

O BYD U8, SUV mais caro da marca e famoso pela capacidade de “boiar” na água, está ganhando uma versão ainda mais luxuosa, com ares de Maybach e Rolls-Royce. Agora, a versão batizada de U8L entra em pré-venda na China, onde custa o equivalente a US$ 180.700 – R$ 1 milhão em conversão direta.
Para ser um dos primeiros a levar o BYD U8L para casa, o comprador terá que pagar uma reserva equivalente a R$ 15.5000 e não terá opções de versões. O SUV estará disponível em configuração única, a Dingshi Edition, algo como uma série especial de lançamento.

Entre as extravagâncias do SUV elétrico de seis lugares estão os logotipos, com desenho exclusivo e feitos em ouro puro de 24 quilates. A pintura também é dourada (não se sabe sobre outras opções de cores), em um esquema com teto e capô pretos – não por acaso, como os Mercedes-Maybach e os Rolls-Royce.
As dimensões também entram no campo dos exageros. Como se as medidas do U8 não fossem grandes o suficiente, o modelo cresce para 5,60 metros de comprimento e 3,25 metros de entre-eixos, ou seja, 28 cm a mais no comprimento e 20 cm a mais entre os eixos na comparação com o U8 padrão. Diferentemente da versão comum, o U8L não tem estepe pendurado na traseira.

Por dentro, o SUV ainda tem bancos individuais para a segunda fila. Eles são mais largos e têm ajustes eletrônicos comandados por telas individuais, de forma a aproveitar melhor o ganho no espaço interno proporcionado pelo enorme entre-eixos.

A motorização, porém, será a mesma da versão convencional: quatro motores elétricos, um em cada roda, ficam responsáveis por movimentar o grandalhão. Eles somam 1.180 cv de potência e 130 kgfm de torque, e são alimentados por uma pequena bateria de 49 kWh. Mas não se assuste, a pequena bateria não está sozinha. Um motor 2.0 turbo a gasolina está lá para enviar energia para a bateria, como um gerador. A autonomia prometida pela marca é de aproximadamente 1.000 km.

Também como na versão “de entrada”, o U8L tem a capacidade de “navegar” nas águas por até 30 minutos e a de girar no próprio eixo, ou de movimentar o veículo lateralmente.