Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

BMW confirma primeiro carro a hidrogênio para 2028 em parceria com a Toyota

BMW e Toyota estão reforçando colaboração de 12 anos para desenvolver a terceira geração de células de hidrogênio para viabilizar a tecnologia

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 set 2024, 07h53 - Publicado em 5 set 2024, 07h00
Oliver Zipse, Chairman do Board de gestão da BMW e Koji Sato, presidente da Toyota Motor Corporation
Oliver Zipse, Chairman do Board de gestão da BMW e Koji Sato, presidente da Toyota Motor Corporation (BMW/Divulgação)
Continua após publicidade

A BMW e a Toyota anunciaram que estão estreitando sua colaboração para o desenvolvimento de uma nova geração de células de combustível a hidrogênio. Ao mesmo tempo, a BMW confirmou o lançamento do seu primeiro carro a hidrogênio (FCEV) com produção em escala para 2028.

Faz 12 anos que BMW e Toyota trabalham em conjunto no desenvolvimento de células de hidrogênio e dos componentes necessários para viabilizar a tecnologia, como os tanques de armazenamento. Agora, anunciam que estão dando um passo adiante: em conjunto, desenvolverão tanto a terceira geração de células quanto o conjunto de motor elétrico e baterias.

MIRAI
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

As células de combustível a hidrogênio geram eletricidade quando o hidrogênio gasoso reage com o oxigênio, filtrado do ar comprimido pelo carro para dentro da célula. É uma pilha de hidrogênio e sua energia pode seguir diretamente para o motor elétrico do carro ou ser acumulada em uma pequena bateria que funciona como uma reserva de energia para situações de grande demanda.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Enquanto a Toyota busca por meios alternativos de descarbonização para seus carros para depender menos de carros elétricos, a BMW trabalha com a diversificação de tecnologias em sua gama em vez de focar em apenas uma.

Toyota Mirai
Toyota Mirai, carro a hidrogênio testado no Brasil (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A Toyota começou a explorar as células de hidrogênio em 1992 e apenas em 2014 lançou o primeiro carro a hidrogênio, o Mirai de primeira geração. A segunda geração do modelo foi lançada em 2021 com ganho representativo na autonomia.

Continua após a publicidade

Contudo, atualmente o modelo é o pivô de uma crise de abastecimento de hidrogênio na Califórnia, onde houve um empenho maior em infraestrutura para o carro. Os proprietários reclamam da falta do combustível e que postos estão encerrando o seu fornecimento.

Mais recentemente, a Toyota apresentou a Hilux a hidrogênio, que utiliza a mesma célula de combustível do Mirai e pode rodar mais de 600 km sem reabastecer.

BMW iX5 Hydrogen
(Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

A BMW, por sua vez, criou uma frota piloto do iX5 Hydrogen com menos de 100 unidades espalhadas pelo mundo. Inclusive, pudemos dirigir uma delas. Mas vai aguardar o desenvolvimento da nova geração de células a hidrogênio para iniciar a produção em série de carros a hidrogênio como uma oferta mecânica extra em sua linha de modelos. Mas isso só vai acontecer em 2028.

Já é sabido que a questão da infraestrutura é delicada. Custa caro implantar a estrutura de abastecimento em alta pressão para veículos e é necessário ter demanda para que isso torne-se minimamente viável. Essa colaboração entre Toyota e BMW também tem a missão de gerar demanda e, ainda, estimular o uso de hidrogênio sustentável, gerado com energia limpa e de baixa emissão de carbono.

Continua após a publicidade
BMW iX5 Hydrogen
Única emissão deste carro é água, por um dreno (Divulgação/Quatro Rodas)

Os carros a hidrogênio são soluções complementares nas linhas das duas fabricantes. Eles combinam a disponibilidade imediata de força e o silêncio de um carro a hidrogênio, mas sem o peso das baterias e com a vantagem do abastecimento rápido. E rende muito: 6 kg de hidrogênio são suficientes para o BMW iX5 Hydrogen percorrer 504 km, de acordo com a fabricante. E a tendência é que esse rendimento só aumente com a terceira geração das células de combustível.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.