Super Promoção: 3 meses por 1,99/mês

Audi quer aposentar seu principal carro elétrico, mas isso é um bom sinal

Tropeço nas vendas de carros elétricos fez o Audi Q8 e-tron subir no telhado, mas é o próprio avanço da Audi o seu principal motivo de aposentadoria

Por Lucas Parente
12 jul 2024, 17h00
audi q8 e-tron
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A procura abaixo do esperado por carros elétricos na Europa tem se tornado um grande problema para as marcas. Nem a Audi, que largou na frente nesse segmento, passou ilesa, e a montadora já discute interromper a produção do Q8 e-tron ou até mesmo fechar a fábrica de Bruxelas, na Bélgica, onde o SUV é produzido.

O raciocínio não é complexo: se as vendas de carros elétricos não estão boas, elas devem piorar ainda mais para modelos mais velhos e caros, como Q8 e-tron. Ele foi lançado em 2018 e isso é tanto tempo para o mundo dos EVs que, à época, o SUV era chamado só de e-tron, pois sequer havia outros carros a bateria no lineup da Audi.

audi q8 e-tron

Piorando um pouco a situação, o Q8 e-tron é produzido na Bélgica onde a fábrica já peca na eficiência e uma renovação se torna inviável pela localização do complexo, próximo à cidade. Irmãos mais novos, como o Q6 e-tron (de segunda geração), já são produzidos em instalações dedicadas e mais adaptadas na Alemanha. O powertrain vem da Hungria, que está muito mais perto da terra natal da Audi. Além disso, o Q8 a combustão é fabricado na Eslováquia.

Continua após a publicidade

 

Audi Q8 e-tron: pioneiro com nome novo e sem perspectiva de aposentadoria
(Divulgação/Audi)

Portanto, ainda que o Q8 e-tron esteja perto de um fim precoce, isso pode significar, na verdade, um salto de eficiência dos novos carros elétricos, que já fazem 6 anos parecem muito mais em termos de avanços. Em 2023, foram vendidos 53.555 Q8 elétricos, que correspondem a cerca da metade do que vendeu o Q4 e-tron. Ainda em 2024, chegará o Q6 elétrico e a família continuará crescendo. Tudo com tendência de números melhores e preço mais atraentes.

Compartilhe essa matéria via:

Mas o martelo não está batido: segundo o CEO da Audi na Bélgica, Volker Germann, intenção não significa decisão final.”Um diálogo transparente e construtivo é importante no processo que se seguirá. Levaremos as perspectivas de todos os afetados [no fechamento da fábrica] em consideração”, pontuou.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR OFERTA

Digital Completo

Quatro Rodas todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
Apenas 9,90/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app. *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.