PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Audi quer aposentar seu principal carro elétrico, mas isso é um bom sinal

Tropeço nas vendas de carros elétricos fez o Audi Q8 e-tron subir no telhado, mas é o próprio avanço da Audi o seu principal motivo de aposentadoria

Por Lucas Parente
12 jul 2024, 17h00
audi q8 e-tron
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A procura abaixo do esperado por carros elétricos na Europa tem se tornado um grande problema para as marcas. Nem a Audi, que largou na frente nesse segmento, passou ilesa, e a montadora já discute interromper a produção do Q8 e-tron ou até mesmo fechar a fábrica de Bruxelas, na Bélgica, onde o SUV é produzido.

O raciocínio não é complexo: se as vendas de carros elétricos não estão boas, elas devem piorar ainda mais para modelos mais velhos e caros, como Q8 e-tron. Ele foi lançado em 2018 e isso é tanto tempo para o mundo dos EVs que, à época, o SUV era chamado só de e-tron, pois sequer havia outros carros a bateria no lineup da Audi.

audi q8 e-tron

Piorando um pouco a situação, o Q8 e-tron é produzido na Bélgica onde a fábrica já peca na eficiência e uma renovação se torna inviável pela localização do complexo, próximo à cidade. Irmãos mais novos, como o Q6 e-tron (de segunda geração), já são produzidos em instalações dedicadas e mais adaptadas na Alemanha. O powertrain vem da Hungria, que está muito mais perto da terra natal da Audi. Além disso, o Q8 a combustão é fabricado na Eslováquia.

Continua após a publicidade

 

Audi Q8 e-tron: pioneiro com nome novo e sem perspectiva de aposentadoria
(Divulgação/Audi)

Portanto, ainda que o Q8 e-tron esteja perto de um fim precoce, isso pode significar, na verdade, um salto de eficiência dos novos carros elétricos, que já fazem 6 anos parecem muito mais em termos de avanços. Em 2023, foram vendidos 53.555 Q8 elétricos, que correspondem a cerca da metade do que vendeu o Q4 e-tron. Ainda em 2024, chegará o Q6 elétrico e a família continuará crescendo. Tudo com tendência de números melhores e preço mais atraentes.

Compartilhe essa matéria via:

Mas o martelo não está batido: segundo o CEO da Audi na Bélgica, Volker Germann, intenção não significa decisão final.”Um diálogo transparente e construtivo é importante no processo que se seguirá. Levaremos as perspectivas de todos os afetados [no fechamento da fábrica] em consideração”, pontuou.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.