AUDI chinesa estreia com 10.000 reservas em apenas 30 minutos
Perua elétrica tem preço inicial baixo mesmo para os padrões chineses, e autonomia pode beirar os 800 km

O lançamento da marca AUDI, assim mesmo, em caixa alta e sem a representação das quatro argolas, de forma exclusiva para a China em parceria com a SAIC, pode ter parecido estranho em um primeiro momento. Mas a Audi, a marca mãe alemã, mostrou agora que sabia o que estava fazendo. Isso porque sua subsidiária chinesa superou as expectativas de vendas já na largada.
De acordo com a empresa, a perua elétrica E5 Sportback recebeu mais de 10.000 pedidos em apenas 30 minutos, em seu lançamento. O modelo parte de 235.900 yuan, algo em torno de R$ 180.000 em conversão direta para a moeda brasileira.

São oferecidas quatro versões diferentes, cada uma com um conjunto mecânico. A primeira, Pioneer, tem um motor elétrico traseiro (portanto, a tração é traseira) de 299 cv e 42,8 kgfm, e uma bateria de 76 kWh. Neste caso, a promessa de autonomia no otimista ciclo chinês CLTC é de 618 km.
Em seguida, por equivalentes R$ 206.000, a Pioneer Plus eleva a potência do motor traseiro para 408 cv e, o torque, sobe para 51 kgfm. A bateria também é maior, com 100 kWh, e acaba por prometer a maior autonomia da linha: até 773 km, segundo a AUDI.

Logo acima está a Pioneer Quattro, que adiciona um motor dianteiro – configurando tração integral – e faz com que os números subam para 525 cv e 73,9 kgfm. Com uma bateria de 83 kWh, a promessa de autonomia é de até 623 km. Curiosamente, o preço cobrado pelo E5 Sportback Pioneer Quattro é o mesmo da versão anterior, a Pioneer Plus.
A configuração topo de linha, Flagship Quattro, tem números ainda mais robustos: 787 cv de potência e 81,6 kgfm. Por enquanto, esta é a única versão com desempenho divulgado pela marca, e pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos. Para compensar, a bateria é de 100 kWh, com alcance projetado de 647 km.

O AUDI E5 Sportback tem 4,88 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,48 m de altura e 2,95 m de entre-eixos, dimensões próximas às do novo Audi A5, recém-chegado ao Brasil. O porta-malas tem 347 litros.
Mas não espere vê-lo em outro lugar do mundo fora da China, nem mesmo na Europa. A marca AUDI foi criada pela Audi, em parceria com a SAIC, exclusivamente para o mercado chinês, seguindo tendências e gostos locais. Por lá, a perua elétrica disputará com Tesla Model 3, Nio ET5 Touring e Zeekr 007 GT.