Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

“Lenda” de Audi e Porsche surge 90 anos depois com 16 cilindros e 520 cv

Feito pela "mãe" da Audi e com talento de Ferdinand Porsche, Type 52 foi recriado após extensa pesquisa nos arquivos automotivos da Alemanha

Por Eduardo Passos
16 jul 2024, 14h00
Imagined over 90 years ago, now brought to life: Audi Tradition presents the Auto Union Type 52 Schnellsportwagen at the Goodwood Festival of Speed 2024.
Depois de 90 anos, o Type 52 ganhou vida melhor do que o previsto originalmente (Divulgação/Audi)
Continua após publicidade

Nos anos 1930, o totalitarismo de Hitler submeteu as montadoras alemãs aos interesses do Fuhrer. Mas é inegável que peças de propaganda como os carros esportivos de Mercedes-Benz e sua grande rival Auto Union também fizeram história na engenharia.

O sedã seria vendido com o nome de Schnellsportwagen
O sedã seria vendido com o nome de Schnellsportwagen (Divulgação/Audi)

Uma das obras mais impressionantes dessa época, entretanto, jamais tinha saído do papel até agora. É o Auto Union Type 52, um sedã com 16 cilindros que foi projetado pela união de montadoras que daria origem à Audi e com ajuda de Ferdinand Porsche, que ainda viria a criar sua própria marca.

Nos anos 1930, Mercedes-Benz e Audi receberam “doações compulsórias” dos nazistas para que criassem carros de corrida cada vez melhores para os GPs da época (que se tornariam a Fórmula 1). Mas pouco sabiam que houve planos concretos de um deles ser vendido em série.

Continua após a publicidade
Interior seguiu o que a Auto Union tinha à mão nos anos 1930
Interior seguiu o que a Auto Union tinha à mão nos anos 1930 (Divulgação/Audi)

A Audi decidiu vasculhar tudo que tinha guardado do Type 52, a fim de construí-lo. Um trabalho duro, pois o projeto começara em 1933 e fora abandonado em 1935. Numa Alemanha que cada vez mais se preparava para a Guerra, muita coisa ganhou mais atenção do que o sedã. Com ajuda de historiadores e restauradores do Reino Unido, porém, o carro finalmente ganhou vida, com motor de 16 cilindros e supercharger muito melhor que o previsto.

Imagined over 90 years ago, now brought to life: Audi Tradition
Quatro argolas da Audi vêm das quatro marcas que formavam a Auto Union (Divulgação/Audi)

Se, em 1934, queriam um motor 4.4 de 200 cv, o Auto Union Type 52 estreou com um 6.0 de 520 cv, similar ao do Auto Union Type C de 1936. Freios, direção e transmissão de cinco marchas são as mesmas do projeto original, mas o entre-eixos cresceu 31 cm para acomodar um tanque de combustível maior e corretamente distribuído e, principalmente, um conjunto de suspensão moderno — única mudança profunda dos projetistas.

Continua após a publicidade
90 anos depois, o Type 52 desfilou para os presentes no Festival de Goodwood
90 anos depois, o Type 52 desfilou para os presentes no Festival de Goodwood (Divulgação/Audi)

Como muita coisa se perdeu durante e após a Segunda Guerra Mundial, não houve como saber de tudo. Logo, o grupo de pesquisadores e os técnicos da Audi discutiram questões em aberto (ex: a cor do carro) e chegaram a um consenso do que os engenheiros da época acabariam fazendo.

Obviamente, o Type 52 não será vendido. A única unidade produzida foi apresentada no Festival de Goodwood, na Inglaterra, e deverá passar a integrar o museu da Audi.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.