Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Citroën 5CV: primeiro carro popular da Europa foi pensado para as mulheres

Leve, com mecânica simples e cores chamativas, o chamado "Petit Citron" revolucionou ao ter sido concebido para o público feminino

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 8 mar 2022, 14h05 - Publicado em 8 mar 2022, 13h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Quando Bertha Benz fez a primeira longa viagem de carro, em 1888, enfrentou uma série de contratempos que seriam comuns aos motoristas nas próximas décadas.

    Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

    Foram cerca de 180 km de ida e volta entre Mannheim e Pforzheim a bordo do Patent-Motorwagen criado pelo marido, Carl Benz. Mas houve paradas para desentupir a tubulação de combustível, abastecer com benzina em uma farmácia, trocar as sapatas de freio e fazer paradas recorrentes para completar a água do sistema de arrefecimento. Só a ida durou 12 horas. 

    Mesmo com todas as evoluções nas décadas seguintes, dar partida no motor pela manivela, operar comandos pouco intuitivos e ter que corrigir manualmente a mistura de combustível e até a pressão no tanque de combustível. Também não havia direção assistida ou servo freio. 

    Citroën 5CV
    (Divulgação/Citroën)

    O esforço físico necessário para dirigir restringia os carros ao público masculino, geralmente motoristas profissionais.

    Continua após a publicidade

    O primeiro carro a romper com isso foi o Citroën 5CV, apresentado há exatamente 100 anos no Salão de Paris de 1922. Criação do próprio André Citroën, o 5CV é considerado o primeiro carro popular da Europa e essa definição vai além do preço.

    Citroën 5CV
    (Divulgação/Citroën)

    Foi concebido, justamente, para ser fácil de dirigir. Seu motor era um quatro cilindros de 856 cm³ e 11 cv com motor de partida elétrico, manutenção simples e combinado a um câmbio de três marchas (que ainda não eram sincronizadas). Esse conjunto ajudava a conter o peso, de 543 kg. A propósito, a carroceria era de madeira.

    Continua após a publicidade

    Os pneus estreitos deixavam a direção mais leve e os freios exigiam menos força e mais habilidade. Isso porque o pedal de freio (que àquela altura ficava à direita, com o acelerador entre a embreagem e o freio) acionava um sistema de freio na transmissão – e, consequentemente, as rodas dianteiras. Uma alavanca de freio de mão acionava os freios nas rodas traseiras.

    Era necessário equilibrar o uso dos dois sistemas sob o risco de quebrar um eixo de roda traseira.

    Citroën 5CV
    (Divulgação/Citroën)

    Mesmo assim, era uma evolução e tanto para o que se tinha naqueles anos 20 e André Citroën usou isso a seu favor. Enquanto todos os outros carros eram direcionados ao público masculino, todas as publicidades do Citroën 5CV representavam o carro conduzido por uma jovem mulher.

    Continua após a publicidade
    Citroën 5CV
    (Divulgação/Citroën)

    Além disso, foi apresentado em cores muito vivas. Quase todas as primeiras unidades tinham a carroceria de madeira pintada na cor amarela com para-lamas pretos, combinação que rendeu o apelido “Petit Citron” (“Pequeno Limão”, em português, também brincando com o nome da marca).

    O Citroën 5CV foi um sucesso, especialmente entre o público feminino e levou a uma pequena revolução social na época.

    Foi um carro realmente popular. Entre 1922 e 1926, mais de 83.000 unidades foram produzidas, entre versões de 2 e 3 lugares, conversível e de carga, e exportadas para quase todos os continentes.

    Continua após a publicidade

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    A edição 755 de QUATRO RODAS já está nas bancas!

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.