Por Péricles Malheiros
60 285 km
Superados os 60 000 km, o 3008 realiza seu últimos movimentos no Longa Duração. Antes de ir para a pista, porém, aferimos a simpatia do mercado pelo crossover. E, assim como aconteceu em alguns episódios desde que o 3008 foi comprado, em fevereiro de 2011, por 81000 reais, a rede Peugeot decepcionou.
Rodamos São Paulo oferecendo nosso carro a lojas independentes e também a concessionárias Peugeot. Na autorizada Paris, o avaliador logo avisou: “A compra não me interessa. Só posso fazer uma oferta se você trocar por um outro 3008”. Então, nos mostramos interessados numa versão idêntica, Allure, de 91 000 reais. Destacando a alta quilometragem, o avaliador disse: “Posso pagar, no máximo, 40 000 reais”. Como a função do Longa Duração é simular a vida real, encerramos a conversa com um aperto de mãos e fomos embora. A concessionária seguinte foi a Aquitaine, onde o carro foi comprado.
Apesar de também condicionar a oferta à troca por um 3008 zero-quilômetro, o valor proposto foi muito mais animador, 55 000 reais. Nas lojas independentes, o dono de um 3008 usado faz melhor negócio: oferta de 60000 reais na Star Japan e 56000 reais na Auto Nove. Segundo os avaliadores das duas lojas, a oferta poderia ser melhor se a quilometragem não estivesse tão elevada.
Desvalorizado pela própria rede, nosso 3008 teve seu valor reconhecido por toda a equipe. Completo, arrancou elogios do início ao fim do teste – o carro, não a rede. E, mesmo às vésperas de partir para o desmonte, revelou qualidades que sequer o funcionário que fez a entrega do carro parecia saber. Que tal o banco dianteiro que se transforma em mesinha, as saídas de ventilação para a traseira inclusive para os pés dos passageiros ou as portas dianteiras com luzes embaixo dos porta-objetos para facilitar o acesso em ambientes escuros? As gentilezas do 3008 deixarão saudade.
Consumo
No mês (51,9% na cidade): Gasolina – 9,1 km/l
Desde mar/11 (34,7% na cidade): Gasolina – 9,7 km/l
Principais Ocorrências
55295 km – ruído proveniente da polia tensionadora da correia
Banco do passageiro deita e se transforma em uma prática mesa com “tampo” rígido (esq.) | A iluminação do porta-malas é feita por meio de uma prática lanterna destacável (dir.)