Como os pneus podem deixar seu carro mais seguro e econômico
Já tem até empresas desenvolvendo e produzindo pneus que não precisam de ar ou que consertam os furos sozinhos
Mesmo ficando cada vez melhores e mais tecnológicos, os pneus seguem precisando de muita atenção em seus cuidados. Isso porque eles são responsáveis por grande parte da segurança de um carro, como em curvas e frenagens, dos ruídos e até do consumo de combustível. Assim, a playlist de Correio Técnico reuniu algumas perguntas e respostas sobre o tema.
Black friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90
O piloto de testes da QUATRO RODAS, Leonardo Barboza, resposta três das questões mais enviadas por nossos leitores ao Correio Técnico, através do e-mail 4rodas.abril@atleitor.com.br.
Além de interferir diretamente na dirigibilidade e segurança, pneus em mau estado também são considerados uma infração grave de trânsito. Caso o motorista seja flagrado trafegando com pneus carecas, pode receber multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
Assim, vale sempre checar a situação de todos os pneus, que podem estar mais gastos de um lado do que do outro – o que acontece devido a inúmeros fatores. Também é necessário cuidado na hora de escolher pneus novos, já que eles devem seguir as recomendações do fabricante do veículo para garantir o melhor funcionamento dos próprios pneus e de outros componentes, como freios e suspensão.
Por fim, também pensando na segurança, algumas empresas já idealizam ou até produzem pneus que evitarão furos. Consequentemente, motorista e passageiros também se livrarão de situações de perigo, como acidentes, assaltos e outras. Quer saber mais detalhes? Confira o nosso vídeo!