Veja 10 peças de carro que evoluíram muito nas últimas décadas
Dos anos 1950, quando não se mediam as emissões, até hoje, muita coisa mudou nos carros para torná-los mais limpos. Veja algumas melhorias, hoje comuns

Turbocompressor
O turbocompressor é um dispositivo que aumenta a potência e a eficiência de um motor de combustão, usando energia dos próprios gases gerados na explosão para impulsionar uma turbina que por sua vez impulsiona o ar da atmosfera para a câmara de combustão. Pressurizado e resfriado, garante uma explosão mais eficiente e limpa. Antigamente, era relacionado à melhoria do desempenho, hoje é um equipamento essencial para aumentar a eficiência energética dos motores.

Catalisador
Instalado na saída do escapamento e composto de cerâmica e metais nobres, tem a função de promover reações químicas convertendo monóxido de carbono, monóxido de nitrogênio e dióxido de nitrogênio em água, nitrogênio e dióxido de carbono.

Injeção de combustível
A injeção eletrônica desempenha um papel fundamental na redução das emissões, ao proporcionar um controle preciso da mistura de ar e combustível. Pode injetar o combustível diretamente nas câmaras ou nos coletores de admissão.

Filtro CAnister (EVAP.)
O canister é um filtro de carvão ativo que tem como objetivo coletar o vapor do combustível gerado no tanque, filtrá-lo e, assim que a válvula do canister é aberta, liberar esse vapor filtrado para o sistema de admissão do motor.

Redutores de atrito
Boa parte da energia gerada por um motor se perde em forma de calor e por conta do atrito entre as partes (internas e de agregados, até chegar às rodas). Por isso, a indústria investe bastante em lubrificantes e materiais empregados em pistões, anéis e cilindros, para reduzir essas perdas.

HC TRap (armadilha de HC)
O HCT, em baixa temperatura, absorve os hidrocarbonetos e o etanol não queimado emitidos na partida fria do motor flex. Com o aquecimento do gás de escape, eles são liderados pela camada absorvente e convertidos em CO2 na camada catalítica superior, atendendo os limites do PL8.

Sílica nos pneus
Pneus também podem contribuir para a eficiência energética de um veículo. Os chamados pneus verdes usam sílica no composto de suas bandas de rodagem, material que reduz a resistência ao rolamento, conservando a energia de movimento dos veículos.

Aerodinâmica
Reduzir o arrasto aerodinâmico diminui a energia necessária para o veículo romper a resistência do ar ao movimento. Nesse sentido, os designers elaboram as formas da carroceria e de componentes (grades, retrovisores, limpadores de para-brisa).

EGR
O Sistema de Recirculação de Gases de Escapamento (EGR) faz com que os gases obtidos da explosão do combustível retornem à câmara de combustão do motor, reduzindo a temperatura da combustão e eliminando óxido de nitrogênio.

Comando de válvulas
O controle da abertura das válvulas, tempo e amplitude de admissão e escape, é um eficiente recurso para a gestão da queima da mistura de forma a extrair maior energia da queima, aproveitando o potencial existente e tornando o motor mais limpo.