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Ford Fusion tem força e espaço, mas detalhes no usado exigem cuidado

O sedã mexicano é uma das melhores opções para quem busca um bom custo/benefício devido ao espaço interno, conforto e nível de equipamentos

Por Felipe Bitu
Atualizado em 20 abr 2024, 11h24 - Publicado em 2 dez 2019, 08h00
Ford Fusion
Automóvel Fusion Hybrid, da Ford, que participou do teste da revista Quatro Rodas. (Acervo/Quatro Rodas)

Mesmo sendo mexicano, o Fusion é um dos maiores sucessos da Ford no Brasil. O sedã médio/grande sempre se destacou no segmento pelo conforto, desempenho e nível de equipamentos, superando rivais como Hyundai Azera, Toyota Camry e VW Passat.

Estreou no fim de 2012 com o Titanium 2.0 AWD e logo teve fila de espera. Por isso é o mais procurado: o acabamento interno é comparado ao trio Audi, BMW e Mercedes, em que teto solar, chave presencial e freio de mão e banco elétrico são obrigatórios.

Ford Fusion
Automóvel Fusion Hybrid, da Ford, que participou do teste da revista Quatro Rodas. (Pedro Bicudo/Quatro Rodas)

O espaço também é acima da média: os 2,85 m entre os eixos garantem conforto de sobra para cinco e o porta-malas comporta 514 litros.

O motor 2.0 EcoBoost traz turbo e injeção direta que rendem 234 cv e 37,3 mkgf, transmitidos por uma tração integral: vai de 0 a 100 km/h em baixos 7,4 s. O consumo é comedido frente ao desempenho: 7,9 km/l de gasolina na cidade e 11,1 km/l na estrada.

Ford Fusion 2.0 Ecoboost
Ford Fusion 2.0 Ecoboost (Marco de Bari/Quatro Rodas)

A mais barata (e menos popular) é a versão SE 2.5 16V Flex. O motor Duratec aspirado tem comando de admissão variável com 175/167 cv. Vai de 0 a 100 km/h em 10,7 s e faz 7,3 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada (etanol).

Traz câmbio automático de seis marchas, suspensões bem acertadas (McPherson à frente e multilink atrás) e nível de equipamentos é bem atraente: oito airbags, bancos de couro, rodas aro 17, central multimídia Sync, ar digital bizona, piloto automático e controle de estabilidade.

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Entre elas há a Titanium 2.0 com tração dianteira, que traz a mais borboletas para trocas manuais, Isofix, controles de tração e estabilidade, piloto automático, câmera de ré, sensor de ponto cego, assistente de mudança de faixa, monitor de pressão dos pneus e rodas de 18 polegadas.

Levemente reestilizado, o modelo 2017 trouxe o SEL 2.0 EcoBoost, com start-stop, eletrônica recalibrada e nova turbina twin scroll, que fez ir de 234 cv para 248 cv. Já a central é a Sync 3 (tela de 8 polegadas e CarPlay/Android Auto).

Ford Fusion Titanium 2.0 GTDi
Porta-malas tem capacidade para 453 litros (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Todas as versões ganham rodas aro 18 e grade com abertura ativa. A Titanium 2.0 se diferencia pelo som Sony de 12 alto-falantes, sensores de farol e chuva, banco do passageiro com ajuste elétrico e aerofólio.

A 2.0 AWD agrega piloto automático adaptativo, frenagem de emergência e teto solar de série.

Quem roda muito e não tem medo de ousar deve considerar a Titanium 2.0 Hybrid, com dois motores (combustão e elétrico) que somam 190 cv.

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É um campeão de economia com 21,3 km/l na cidade e 16,2 km/l na estrada, mas é preciso considerar o porta-malas reduzido (de 514 para 392 litros) e a vida útil das baterias.

Problemas e defeitos do Ford Fusion

Ford Fusion
Interior do automóvel Fusion Hybrid, da Ford, que participou do teste da revista Quatro Rodas. (Acervo/Quatro Rodas)

Câmbio automático: A caixa 6F35 requer a troca do fluido a cada 240.000 km, mas verifique se o filtro não está saturado, o que provoca queda de pressão hidráulica e danos nos discos de embreagem. Em casos extremos, a falha de lubrificação danifica a carcaça e as buchas do eixo de saída, constatados por vazamentos.

Injeção direta: Marcha lenta irregular, falhas no funcionamento, aumento no consumo e queda no desempenho são sintomas de pressão insuficiente na linha de combustível. Em geral, o problema está no sensor da linha de baixa pressão.

Suspensão: Devido ao porte, o Fusion não raro apresenta desgaste em amortecedores, batentes, buchas e bieletas. Se as peças estiverem comprometidas, é melhor desistir do negócio ou pedir um grande desconto.

Teto solar: Infiltrações são provocadas por falha na vedação ou obstrução nos drenos de escoamento e evidenciadas por manchas na persiana e no forro do teto. Sinais de oxidação e estalos na abertura e fechamento indicam que o componente precisa de uma revisão completa.

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Recalls: Foram cinco chamados: reclinador dos bancos dianteiros, módulo do sistema de segurança e trinco das portas (modelo 2013), caixa de direção (modelos 2013 a 2014) e pré-tensionadores dos cintos dianteiros (modelos 2013 a 2016).

Preço médio dos Ford Fusion usados

(Valores em reais calculados pela KBB Brasil para a compra pelo particular)

Modelo 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019
SE 2.5 16V FLEX 65.245
R$ 67.069
R$ 72.808
R$ 76.000
R$ 90.106
R$ 89.027
 –
SEL 2.0 16V TURBO
R$ 92.867
R$ 94.584
R$ 114.600
TITANIUM 2.0 16V TURBO
R$ 70.418
R$ 74.489
R$ 80.141
R$ 87.468
R$ 95.700
R$ 105.024
R$ 113.500
TITANIUM 2.0 16V TURBO AWD
R$ 71.618
R$ 75.980
R$ 80.484
R$ 91.200
R$ 100.734
R$ 108.077
 –
TITANIUM 2.0 16V HYBRID
R$ 84.220
R$ 85.085
R$ 91.804
R$ 98.200
R$ 111.000
R$ 125.032
R$ 139.600

Preços das peças do Ford Fusion

Peças Original Paralelo
Para-choque dianteiro R$ 4.670 R$ 4.600
Farol (cada lado) R$ 5.576 R$ 1.150
Pastilhas de freio (jogo dianteiro) R$ 230 R$ 390
Disco de freio (par) R$ 150 R$ 283
Amortecedores (o jogo) R$ 2.600 R$ 2.446

A voz do dono

Nome: Henrique Muniz de Carvalho

Idade: 43 anos

Profissão: empresário

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Cidade: Belo Horizonte (MG)

O que eu adoro: “Estilo atual mesmo após vários anos. Um típico sedã americano com muito espaço e um motorzão para ninguém botar defeito. O consumo é baixo considerando o peso e o desempenho excepcional.”

O que eu odeio:

“Estilo atual mesmo após vários anos. Um típico sedã americano com muito espaço e um motorzão para ninguém botar defeito. O consumo é baixo considerando o peso e o desempenho excepcional.”

Nós dissemos

Ford Fusion
Em outubro de 2012, o veículo foi testado por QUATRO RODAS (Acervo/Quatro Rodas)

Outubro de 2012 “O painel usa materiais suaves, acolchoados e sem brilho, para refletir o mínimo possível no para-brisa. (…) O espaço é acima da média. Até o quinto passageiro não tem do que reclamar, pois o túnel no piso não é alto e o teto deixa espaço para a cabeça de quem tem mais de 1,80 m. (…) A suspensão também é confortável, mas sem exageros.

Pense também em um…

camry
Camry XLE V6, modelo 2006 da Toyota, testado pela revista Quatro Rodas. (Acervo/Quatro Rodas)

Toyota Camry A sétima geração (2012-17) é uma escolha mais discreta para quem quer conforto, potência e confiabilidade. Tem um V6 3.5 de 277 cv com comandos de válvulas e coletor de admissão variáveis. O perfil maduro dos donos facilita a procura: é comum achar um Camry pouco rodado e bem cuidado – suas peças são facilmente encontradas.

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