A cada três carros vendidos no Brasil durante o terceiro trimestre de 2022, um foi para locadoras. É o que diz a Abla, a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, com dados do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Segundo a entidade, suas associadas compraram 33% de todos os automóveis e comerciais leves no mercado durante os meses de julho, agosto e setembro.
Ainda de acordo com a Abla, o volume das locadoras corresponde a 179.048 dos 543.761 veículos vendidos no trimestre, o que representou um crescimento de 22,8% em relação ao trimestre anterior (abril, maio e junho), quando o setor incorporou 145.720 unidades. O aumento é ainda maior quando comparado ao primeiro trimestre de 2022 (janeiro, fevereiro e março), de 129%, com 78.150 veículos.
Para o conselheiro da entidade, Paulo Miguel Júnior, os números mostram a importância das empresas de aluguel para a retomada nas vendas de veículos no Brasil. “Esse crescimento e diversificação da frota das locadoras também vai ao encontro do desejo de atendimento cada vez mais personalizado por parte de empresas e de pessoas físicas”, diz, apontando ainda que os carros por assinatura também têm registrado uma participação crescente no volume das aquisições das empresas.
A associação indica ainda quais as marcas preferidas pelas locadoras nos últimos períodos. A Fiat lidera tanto no acumulado do ano, com 103.761 unidades vendidas (7,4% de todas as vendas de carros e comerciais leves no ano até setembro, ou seja, 1.395.158), quanto no terceiro trimestre, com 46.017 carros e comerciais leves absorvidos por empresas de locação, dos 179.048 totais.
A Volkswagen vem logo atrás, com 73.852 veículos entregues para locadoras de janeiro a setembro de 2022, e com 41.638 de julho a setembro. Em seguida, estão Chevrolet, com 25.135; Hyundai, com 19.631; e Renault, com 13.870.