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Um pneu run flat pode rodar vazio por quantos quilômetros?

Em caso de uma emergência, é sempre bom saber quantos quilômetros um pneu run flat percorre totalmente vazio

Por Leonardo Barboza 31 ago 2021, 12h37
Esquema de estrutura do pneu run flat
Pneus run flat tem estrutura reforçada para suportar o peso do carro Acervo/Quatro Rodas
Qual é a quilometragem que eu posso percorrer a 80 km/h com um pneu Run Flat vazio?

Demétrios Cardoso – Maringá (PR)

Quando o pneu run flat fica totalmente sem ar em seu interior, todo o peso do veículo se sustenta sobre sua estrutura reforçada, permitindo ao motorista rodar até 80 km, com velocidade máxima de 80 km/h.

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Dessa maneira, o dono do automóvel consegue encontrar um posto de reparo ou parar em segurança com o veículo.

“Respeitando essa velocidade e essa distância, o motorista terá segurança e o veículo se manterá estável e na trajetória”, afirma o gerente de produtos da Pirelli, Fabio Magliano.

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Pneus run flat têm reforços estruturais nos flancos, ombros e talões (a lateral e o aro de fixação na roda). Quando está totalmente sem ar pressurizado em seu interior, o peso do veículo fica apoiado nesta camada reforçada – as rodas não ficam diretamente em cima da banda de rodagem. Com isso é possível rodar em segurança sem que ocorra o detalonamento.

Corte transversal em pneu convencional e Run Flat mostra as diferenças na estrutura. O de cima, Run Flat, tem mais camadas de borracha de diferentes densidades nos flancos e ombros (encontro entre a banda de rodagem e a lateral)
Corte transversal em pneu convencional e Run Flat mostra as diferenças na estrutura. O de cima, Run Flat, tem mais camadas de borracha de diferentes densidades nos flancos e ombros (encontro entre a banda de rodagem e a lateral) Fernando Pires/Quatro Rodas

Outra vantagem de segurança é a capacidade de manter o controle do veículo no caso de estouro do pneu em alta velocidade – ainda que esta ocorrência seja rara em pneus modernos.

Mas nem todo carro pode receber um pneu run flat. É essencial que o veículo esteja equipado com sensor de pressão, pois o motorista pode não perceber que os pneus estão sem ar. Além disso, o projeto de suspensão precisa estar adaptado aos pneumáticos desse tipo, que são mais pesados.

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Capa quatro rodas 748 agosto 2021
Arte/Quatro Rodas
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