PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Teste do Especialista: subwoofers autônomos

Para quem quer força nos graves sem mandar a bagagem para o espaço

Por Rodolfo Parisi
Atualizado em 22 ago 2022, 12h40 - Publicado em 27 jun 2013, 15h35

Teste do especialista: subwoofers ativos

Quem gosta de som automotivo sabe que um bom subwoofer é o primeiro passo para transformar seu sistema de áudio em algo digno de nota. O problema é que as caixas desenvolvidas para acomodar esse altofalante, além do espaço que tomam no porta-malas, precisam estar ligadas a um amplificador.

Para economizar espaço, surgiu a caixa ativa, que é um subwoofer autônomo. Claudio Homero Rodrigues, especialista em som automotivo, explica que ela tem amplificador próprio, é mais barata, simples de instalar e ocupa um espaço menor, podendo ser colocada até sob o banco dianteiro, por exemplo.

Para esse comparativo, avaliamos quatro dos modelos nacionais mais vendidos nas lojas: PS-8 da Hurricane, BUS 20 da Focal, CP-AS1080 da Fusion e BW-400AMP da Booster. O teste foi às cegas: os avaliadores só ouviam o som que vinha das caixas, sem ter contato com o produto.

“Eu sempre gostei de som automotivo, mas agora tenho filhos e esposa, infelizmente não é possível instalar mais nada no porta-malas. Confesso que me espantei com essas caixas ativas e já comecei a enxergar a possibilidade de ter um belo sistema de áudio no meu carro”, afirma o usuário Alexandre Simioni.

O ESPECIALISTA

Nome: Claudio Homero Rodrigues

Continua após a publicidade

Profissão: consultor técnico de áudio

Experiência: ex-juiz da Iasca (Associação Internacional de Campeonatos de Som) e dono da loja especializada em som automotivo Smero Car Audio há 20 anos.

O USUÁRIO

Nome: Alexandre Simioni

Idade: 42 anos

Continua após a publicidade

Profissão: gerente de marketing

Experiência: dono de uma Toyota Fielder, em sua garagem já passaram mais de 40 carros, todos com algum tipo de sonorização automotiva.

Subwoofers autônomos
Focal Bus 20 Hurricane PS-8 Booster BW-400AMP Fusion CP-AS1080
Nota do especialista 9 7,5 7 2
Avaliação do especialista “Saiu-se melhor em vários aspectos, em especial pelo grave mais encorpado e pelas batidas secas e profundas. É a melhor escolha. Só o preço é um complicador, porém é um produto de alta qualidade.” “Já tinha ouvido falar dessa caixa e, testando, pude comprovar que ela é muito boa. Os graves são bem fortes e, se o cliente busca um produto que ofereça essas características, sem dúvida ela é a escolha ideal.” “Muito boa e tem custo-benefício interessante. O equipamento tinha entrada para o potenciômetro, mas veio sem ele, por isso não tivemos como analisá-la utilizando esse ganho de potência.” “Tocou muito pouco. Tentamos de tudo, colocamos o ganho no máximo, aumentamos o som, enfim, ficamos um bom tempo com essa caixa, mas parece que ela não tem mesmo a potência das demais.”
Nota do usuário 9 7 8 2
Avaliação do usuário “Ganha fácil de todas as outras. As batidas são mais harmônicas, o grave é encorpado, enfim, realmente ela se destaca. O único ponto negativo é o preço, muito superior.” “Ela bate muito bem e o ganho é excepcional, mas senti um incômodo devido à vibração. Acho que, se eu colocasse a caixa sob o banco, ia atrapalhar o passageiro.” “Gostei bastante. Se ela tivesse um pouquinho mais de ganho de potência, talvez ela pudesse brigar pela liderança. Essa caixa é ideal para quem não quer gastar muito.” “Não consegui notar tanta diferença de áudio ao usar essa caixa. Comparando com as demais concorrentes, ela realmente ficou bem atrás.”

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.