Clique e assine com até 75% de desconto

Teste do Especialista: subwoofers autônomos

Para quem quer força nos graves sem mandar a bagagem para o espaço

Por Rodolfo Parisi Atualizado em 23 nov 2016, 16h53 - Publicado em 27 jun 2013, 15h35
Teste do especialista: subwoofers ativos
Da esquerda para a direita: Focal Bus 20, Hurricane PS-8, Booster BW-400AMP e Fusion CP-AS1080

Quem gosta de som automotivo sabe que um bom subwoofer é o primeiro passo para transformar seu sistema de áudio em algo digno de nota. O problema é que as caixas desenvolvidas para acomodar esse altofalante, além do espaço que tomam no porta-malas, precisam estar ligadas a um amplificador.

Para economizar espaço, surgiu a caixa ativa, que é um subwoofer autônomo. Claudio Homero Rodrigues, especialista em som automotivo, explica que ela tem amplificador próprio, é mais barata, simples de instalar e ocupa um espaço menor, podendo ser colocada até sob o banco dianteiro, por exemplo.

Para esse comparativo, avaliamos quatro dos modelos nacionais mais vendidos nas lojas: PS-8 da Hurricane, BUS 20 da Focal, CP-AS1080 da Fusion e BW-400AMP da Booster. O teste foi às cegas: os avaliadores só ouviam o som que vinha das caixas, sem ter contato com o produto.

“Eu sempre gostei de som automotivo, mas agora tenho filhos e esposa, infelizmente não é possível instalar mais nada no porta-malas. Confesso que me espantei com essas caixas ativas e já comecei a enxergar a possibilidade de ter um belo sistema de áudio no meu carro”, afirma o usuário Alexandre Simioni.

Continua após a publicidade

O ESPECIALISTA

Nome: Claudio Homero Rodrigues

Profissão: consultor técnico de áudio

Experiência: ex-juiz da Iasca (Associação Internacional de Campeonatos de Som) e dono da loja especializada em som automotivo Smero Car Audio há 20 anos.

O USUÁRIO

Nome: Alexandre Simioni

Idade: 42 anos

Profissão: gerente de marketing

Experiência: dono de uma Toyota Fielder, em sua garagem já passaram mais de 40 carros, todos com algum tipo de sonorização automotiva.

Subwoofers autônomos
Focal Bus 20 Hurricane PS-8 Booster BW-400AMP Fusion CP-AS1080
Nota do especialista 9 7,5 7 2
Avaliação do especialista “Saiu-se melhor em vários aspectos, em especial pelo grave mais encorpado e pelas batidas secas e profundas. É a melhor escolha. Só o preço é um complicador, porém é um produto de alta qualidade.” “Já tinha ouvido falar dessa caixa e, testando, pude comprovar que ela é muito boa. Os graves são bem fortes e, se o cliente busca um produto que ofereça essas características, sem dúvida ela é a escolha ideal.” “Muito boa e tem custo-benefício interessante. O equipamento tinha entrada para o potenciômetro, mas veio sem ele, por isso não tivemos como analisá-la utilizando esse ganho de potência.” “Tocou muito pouco. Tentamos de tudo, colocamos o ganho no máximo, aumentamos o som, enfim, ficamos um bom tempo com essa caixa, mas parece que ela não tem mesmo a potência das demais.”
Nota do usuário 9 7 8 2
Avaliação do usuário “Ganha fácil de todas as outras. As batidas são mais harmônicas, o grave é encorpado, enfim, realmente ela se destaca. O único ponto negativo é o preço, muito superior.” “Ela bate muito bem e o ganho é excepcional, mas senti um incômodo devido à vibração. Acho que, se eu colocasse a caixa sob o banco, ia atrapalhar o passageiro.” “Gostei bastante. Se ela tivesse um pouquinho mais de ganho de potência, talvez ela pudesse brigar pela liderança. Essa caixa é ideal para quem não quer gastar muito.” “Não consegui notar tanta diferença de áudio ao usar essa caixa. Comparando com as demais concorrentes, ela realmente ficou bem atrás.”
Continua após a publicidade
Publicidade