Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Teste de produto: Nitro OBD2 Tuning

O Nitro OBD2 Tuning garante 35% a mais de potência e 25% no torque. Mas esses números ficaram só nos anúncios

Por Fernando Garcia
Atualizado em 4 Maio 2021, 09h39 - Publicado em 14 abr 2017, 18h21
O Nitro OBD2 não apresentou melhorias em desempenho no dinamômetro
O Nitro OBD2 não apresentou melhorias no dinamômetro (João Mantovani/Quatro Rodas)

O sonho de quem gosta de acelerar é aumentar o desempenho do carro sem precisar modificar o motor. Melhor ainda se puder gastar pouco. Se tem um equipamento que se encaixa perfeitamente nessa definição é o Nitro OBD2 Performance Chip Tuning Box. Afinal, ele custa menos de R$ 50 e promete melhorar a potência em  até 35% e o torque em até 25%.

Oferecido no Mercado Livre por diversos vendedores, compramos o produto por R$ 39 para descobrir se ele é tão milagrosos como diz. A embalagem, que só vem em inglês, explica que ele remapeia o gerenciamento do motor, encarregando-se de elevar a performance de qualquer veículo que use gasolina, etanol ou uma mistura de ambos.

O aparelho é uma retângulo de plástico de 7 x 2 cm que vai plugado ao conector OBD2 do carro (existe em todo modelo fabricado a partir de 1996 nos EUA e de 2010 no Brasil). Curiosamente, ele é idêntico ao do Eco OBD2, que testamos nesta seção em agosto de 2016, mas que prometia 15% de redução no consumo.

O produto é instalado sob o painel
O produto é instalado sob o painel, no conector OBD2 (João Mantovani/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Para fazer o tira-teima, preferimos  levá-lo para um teste de dinamômetro, que poderia medir exatamente o aumento de potência e torque. O lugar escolhido foi a Esther Turbo, empresa com mais de 50 anos de experiência em preparação automotiva, e o carro era um Chevrolet Cruze novo, que foi abastecido apenas com etanol. Fizemos três passagens sem o uso do aparelhinho: a média registrada foi de 153 cv de potência e 24 mkgf de torque.

Depois, instalamos o Nitro OBD2, seguindo os procedimentos indicados para resetar o dispositivo e esperar que ele fizesse a conexão com o módulo de injeção, o que deve levar de 30 e 54 segundos. A seguir, rodamos 200 km, como pedem as intruções, e voltamos no dia seguinte para o mesmo dinamômetro.

Após três novas passagens, o resultado foi exatamente o mesmo: 153 cv e 24 mkgf. “A ideia é interessante, pois de fato existem produtos que alteram o mapa de gerenciamento do motor para garantir mais desempenho de um modo geral. Mas no caso desse aparelho não deu certo”, comentou o técnico Antônio Lourenço Marconato, da Esther Turbo.

Continua após a publicidade

Avaliação – Nitro OBD2 Performance Chip Tuning Box

  • Nota: 0
  • Comentário: O produto garantia mais potência e torque, mas não mostrou resultado nos testes do dinamômetro
  • Preço médio: R$ 39
  • Compra: mercadolivre.com.br
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.