Teste de produto: localizador TrackR Bravo
Um dos maiores hits dos sites de compra e venda, o localizador TrackR Bravo está longe de ser o rastreador GPS prometido pelos anúncios
“Ele substitui um rastreador para carros”, “Localize qualquer coisa em segundos”. Anunciado com essas frases em diversos sites de compra e venda, é quase impossível não querer o TrackR Bravo.
Pouco maior do que uma moeda (tem 31 mm de diâmetro e 3,5 mm de espessura), ele é oferecido como uma maneira compacta e barata para encontrar objetos como chaves, bolsas e até bicicletas ou carros.
Mas basta ler com atenção alguns anúncios que o encanto vai se desfazendo aos poucos. Uns sites o vendem como um rastreador GPS, mas outros dizem que não é. Pesquisando com calma, descobre-se que só funciona num raio de até 30 metros.
Para tirar a dúvida de quem está pensando se o TrackR é mesmo um bom negócio, compramos o aparelhinho no Mercado Livre (por R$ 170) para testá-lo numa situação real.
Antes de ligá-lo, é preciso baixar um aplicativo no seu smartphone. No nosso caso, usamos um Samsung Galaxy J1 6 (sistema Android), mas também é compatível com iPhone.
Pelas instruções (só em inglês), soubemos que ele não rastreia via GPS (na verdade, utiliza um sinal de Bluetooth). O que explica por que ele localiza objetos a, no máximo, 30 metros.
Por isso, desistimos de testá-lo como um rastreador para recuperar um veículo roubado e decidimos procurar algo que você poderia perder num espaço tão pequeno. Assim, prendemos a “moedinha” na chave do carro e pedimos a um voluntário para escondê-la dentro de casa.
Ativamos o modo Bluetooth do celular e logo o app começou a trabalhar. Funciona como aquela brincadeira de quente ou frio: conforme nos aproximamos do objeto desaparecido, o celular vai indicando na tela e o bip sonoro, ficando mais intenso.
Diferentemente do que diz sua propaganda, de que qualquer coisa pode ser encontrada em segundos, levamos mais de dois minutos até chegarmos à chave. E com um sério limitador: ela não podia estar a mais de 8 metros de distância, caso contrário nenhum sinal era captado.
Como havia a chance de uma parede ou um móvel estar interferindo no sinal do Bluetooth, tentamos de novo, agora num local aberto. Não ajudou muito: o alcance de detecção chegou a no máximo 10 metros – e continuou demorando mais de dois minutos.
Avaliação: TrackR Bravo
Nota: 3
Comentário: O localizador poderia ser mais útil se funcionasse na hora em que fosse ativado e tivesse raio de alcance maior que 10 metros.
Preço: R$ 170
Compra: mercadolivre.com.br