Telas obsoletas? Empresas se unem por centrais multimídia atualizáveis
Montadoras e empresas de tecnologia se unem para criar telas atualizáveis nos carros
Ao comprar um carro mais antigo, certas coisas são atemporais: a ergonomia dos bancos, o conforto da suspensão e o nível de ruído, por exemplo, são itens que não costumam piorar com o tempo. Por outro lado, a central multimídia é tão sensível à passagem do tempo (e tão necessária para a experiência do usuário) que marcas como a Porsche já até permitem upgrade oficial para modelos fabricados há cerca de 20 anos e lançados sem essas tecnologias.
A Harman Automotive busca uma abordagem um pouco diferente. A subsidiária da Samsung ressalta que o desenvolvimento de telas automotivas é um processo mais complexo do que o normal, já que é necessário criar peças e softwares sob medida para cada veículo. Dessa forma, há duas consequências: os produtos evoluem mais lentamente do que outros ramos da tecnologia e também ficam obsoletos mais rápido.
Para resolver isso, a empresa desenvolveu o Ready Upgrade, uma espécie de base comum, que já está sendo oferecida a diferentes montadoras. Ela aumenta a compatibilidade de peças e programas, ao mesmo tempo que amplia as opções de personalização.
Assim, o consumidor poderia, em tese, trocar a multimídia do seu carro por outra mais moderna após um tempo, desconectando e conectando as peças como em um computador. De modo seguro e prático também seria possível mudar o sistema de som e até inserir um quadro de instrumentos que traga head-up display ou mais recursos de assistência à direção.
A Ferrari é uma das que já gostaram da ideia, e anunciou parceria com a Harman para que, em breve, o Ready Upgrade esteja em seus veículos.