Superaquecimento no câmbio do Lancer
Donos do Mitsubishi relatam problemas relacionados ao CVT
Reconhecido pela robustez e vitórias conquistadas nos campeonatos de rali, o Mitsubishi Lancer tem recebido reclamações quanto à capacidade de seu câmbio CVT de enfrentar as condições de rodagem brasileiras. Alguns proprietários do sedã alegam que o sistema sofre com ruídos e falhas de funcionamento provocados por superaquecimento do equipamento.
“Descobri em fóruns na internet que o CVT do Lancer tem problema crônico de ruídos por não vir equipado com o radiador de óleo para o câmbio. O chamado kit de tropicalização que existe em outros países foi retirado quando o carro veio para o Brasil. Assim, o fluido do câmbio aquece e ocorrem falhas como os ruídos e mau funcionamento”, diz Heubert Costa, de São Paulo (SP), dono de um Lancer GT 2012. “Por causa disso, já tive de parar no acostamento para esperar o câmbio esfriar.”
Outra consequência do superaquecimento é a perda de potência do motor, como relata o servidor público Rafael de Oliveira Salgado, de Niterói (RJ). “O problema no meu Lancer GT 2012 começou aos 5 000 km, quando percebi o forte ruído vindo do motor, além da perda de potência quando reduzia as marchas. Descobri depois que o defeito na maioria das vezes é solucionado com a instalação do chamado kit de tropicalização, composto por um radiador do fluido de câmbio”, afirma Rafael.
Consultamos três concessionárias, em Salvador, Fortaleza e Rio de Janeiro, e todas confirmaram a existência do kit de tropicalização. Elas explicaram que as peças são instaladas em garantia após a solicitação pelo serviço de atendimento ao consumidor da empresa, mas apenas nos veículos que apresentam ruídos ou que superaquecem. Antes de a fábrica enviar o kit, no entanto, é necessária uma análise do caso, que demora de dois a três dias, feita em uma autorizada. Caso o cliente queira instalar por conta própria ou após o fim da garantia, o custo é de aproximadamente 4 500 reais, já com a mão de obra – só o valor das peças é de 3 100 reais.
O POVO RECLAMA
“Com 2 500 km, meu carro apresentava um barulho de sirene após 20 minutos na rodovia. O problema foi parcialmente resolvido após instalarem o kit de tropicalização, mas o barulho continua.”
Fernando Diniz, analista de sistemas, Jundiaí (SP)
“Meu carro apresentou superaquecimento dos 6 000 até os 35 000 km, quando a concessionária colocou o kit de tropicalização.”
Rafael Polido Gallan, ortodontista, Vitória da Conquista (BA)
RESPOSTA
A Mitsubishi diz que “analisou cada uma das reclamações apontadas pela QUATRO RODAS para prestar um atendimento específico para cada cliente. Em todos os casos, as reivindicações foram solucionadas.”
CONTE-NOS SEU PROBLEMA
Seu carro tem algum defeito de fabricação ou de projeto que o deixa irritado? Ouviu falar de problema que mereça um recall? Passou por uma situação em que seus direitos de consumidor foram violados? Então escreva para nós: 4rodas.abril@abril.com.br

Nissan Kait 2026 terá faróis divididos estilo Renault Kardian para se distanciar do Kicks
Rally 4R leva Quatro Rodas de volta às suas origens para comemorar 65 anos
Novo Toyota Corolla 2027 evolui com design radical e terá versão elétrica
Honda HR-V 2026, a evolução da sofisticação
Jeep Compass de nova geração começa a ser fabricado e chega ao Brasil em 2027







