Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Seus próximos carros poderão receber novos equipamentos via app

Novos veículos modificam sua performance e condução com apps à moda dos smartphones

Por Eduardo Passos 16 mar 2022, 02h05

As entranhas dos novos carros estão ficando cada vez mais avançadas e… simples. A indústria automobilística segue o modelo dos fabricantes de smartphones, com sistemas eletrônicos se concentrando em chips únicos, que gerenciam da central multimídia ao ABS.

Como no surgimento dos telefones modernos, esse arranjo computacional permitirá aplicativos que vão muito além da tela no painel, e realmente modificam elementos mecânicos do carro.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Um exemplo notável dessa estratégia é a nova Chevrolet Silverado elétrica, que usará uma plataforma baseada no Linux para “separar o software do veículo do hardware”, a fim de permitir uma caminhonete que literalmente evolua com o tempo e ao gosto do usuário.

Uma das líderes na criação dessa tecnologia é a alemã ZF, que parece ter “quebrado o código” e descoberto como personalizar os freios de um carro, por exemplo, com a facilidade de quem baixa um app para melhorar as fotos do celular.

Chamada de ZF Middleware, a invenção tem funcionamento intuitivo: um hardware parecido com uma placa de vídeo lida com toda a eletrônica do carro. Ao mesmo tempo, ela oferece todo o apoio para desenvolvedores criarem programas que modifiquem, individualmente, funções de frenagem, iluminação, faróis e mais.

Como no início do iPhone, os primeiros “joguinhos” serão simples, mas o limite da utilidade é a imaginação.

Continua após a publicidade

Apps que simulam a direção de outros carros, assistentes que corrigem a direção para novos motoristas e um “modo Corrida” do motor, liberado pela montadora, estão entre as possibilidades que, claro, precisarão ser abrangidas pelas leis de trânsito globais.

Loja de Apps

Carros equipados com o ZF Middleware poderão explorar sua performance como um smartphone e seus milhões de aplicativos para download

Mediador
Divulgação/Quatro Rodas

MEDIADOR

Ao invés de cada marca ter seu sistema, o Middleware oferecerá linguagem acessível para programadores de apps e cuidará de traduzir isso mecanicamente nos diferentes veículos em que for instalado.

ZF
Divulgação/Quatro Rodas

Central de comando
O ZF ProAI (acima) é um dos “supercomputadores automotivos” que podem controlar todos os sistemas do carro e apps de terceiros.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês