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Retífica dos discos de freio pode piorar a frenagem do carro?

O ajuste perfeito e o controle do desgaste são fundamentais para que o carro tenha uma boa frenagem

Por Leonardo Barboza
23 abr 2023, 20h36
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  • Retifica de Disco de freio
    Pode retificar o disco. Mas dentro de certos limites (Divulgação/Quatro Rodas)
    O freio perde eficiência após o disco ser retificado obedecendo à espessura mínima?

    Renan Senra, São Caetano do Sul (SP)

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    Sim. Quem responde é o promotor técnico da Hipper Freios, Domingos Felice. Segundo ele, todos os discos e tambores de freio têm gravadas as especificações de medidas mínimas para uso seguro e eficiente.

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    Como a retífica dos discos é um processo de desbaste que nivela a superfície de atrito do disco, é preciso estar atento à espessura. “Uma vez atingida a medida indicada como limite, o componente deve ser substituído, pelo motivo de não suportar uma condição extrema de frenagem, bem como sua dissipação térmica, comprometendo a eficiência e a segurança”. 

    Vale ressaltar que danos como empenamento (quando o disco sofre um choque térmico, como ao passar por poças d’água após uso intenso) ou danos provocados por pastilhas desgastadas podem antecipar a troca do disco.

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    Em alguns casos é possível trocar as pastilhas e manter o disco, desde que ainda tenha material de desgaste, esteja dentro da tolerância mínima, e que haja o aval da fabricante (que normalmente exige a retífica do disco) nos manuais de revisão e reparo.

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    Fazer o contrário, porém, é garantia de prejuízo: pastilhas gastas podem danificar os discos de forma irreversível e aumentar os custos com a manutenção.

    Outras situações

    Orifícios no disco de freio que indicam a necessidade ou não da troca do disco
    Orifícios no disco de freio que indicam a necessidade ou não da troca do disco (Divulgação/Volkswagen)

    Alguns carros, inclusive, têm furos nos discos que indicam o momento certo de fazer as manutenções nos discos e pastilhas. Nos Volkswagen nacionais, a partir da terceira geração do Gol (2008) os discos têm dois furos que servem como indicadores de desgaste.

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    Alguns carros ainda tem um indicador de desgaste das pastilhas, que aciona uma luz-espia no painel. Um ruído metálico ao frear também pode ser um indicativo de que as pastilhas chegaram ao final de sua vida útil.

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