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Chevrolet Montana recebe três estrelas em teste de colisão do Latin NCAP

Picape foi bem no teste, mas decisão sobre o uso das cadeirinhas infantis reduziu sua nota

Por Nicolas Tavares
3 set 2024, 11h56
Chevrolet Montana no teste de colisão do Latin NCAP
Chevrolet Montana no teste de colisão do Latin NCAP (Divulgação/Latin NCAP)
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Após quase um ano sem divulgar nenhum resultado, o Latin NCAP apresentou dois novos testes de colisão. Um deles é para o Toyota Raize, que não é vendido no Brasil e recebeu apenas uma estrela. O segundo veículo é a Chevrolet Montana produzida em São Caetano do Sul (SP), e que obteve três estrelas.

A picape intermediária mostrou um bom desempenho no impacto frontal a 64 km/h contra uma barreira móvel, apresentando uma estrutura estável de forma geral, o que rendeu boas notas na proteção para adultos. O Latin NCAP alerta para estruturas perigosas atrás do painel, que podem atingir a região dos joelhos dos passageiros.

O que reduziu a nota da caminhonete é a proteção para crianças. Apesar de ter ISOFIX e boas cadeirinhas recomendadas, a Chevrolet decidiu posicionar os assentos infantis voltados para frente, o que vai contra as práticas globais recomendadas. Esta posição afetou o resultado, fazendo com que o boneco registrasse altas cargas no pescoço e no peito, tanto para o dummy simulando uma criança de três anos quanto a de um ano e meio de idade.

De acordo com o Latin NCAP, é possível posicionar as cadeirinhas infantis voltadas para trás, mas a fabricante decidiu que o teste deveria ser realizado com os assentos voltados para frente.

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Chevrolet Montana no teste de colisão do Latin NCAP
Chevrolet Montana no teste de colisão do Latin NCAP (Divulgação/Latin NCAP)

Com seis airbags, foi bem avaliada no teste de impacto lateral, tanto contra uma barreira móvel quanto contra poste. Em ambos os casos, a ONG afirma que os bonecos mostraram bons resultados, além de não ter apresentado vazamento de combustível ou sem abrir as portas.

A falta do sistema de frenagem automática de emergência também penalizou a Montana na categoria de proteção para pedestres, por não estar disponível nem mesmo como opcional. No teste de impacto, foi bem de forma geral, recebendo somente uma avaliação “pobre” para a parte superior da perna.

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No quesito de sistemas de segurança, a picape saiu-se bem nos testes do alce, alcançando 70 km/h no teste do consumidor e 95 km/h no teste pelo padrão ADAC da Europa. Apesar de contar com detector de ponto cego, não pontuou por não atender às taxas de disponibilidade e equipamentos do Latin NCAP.

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O segundo carro avaliado foi o Toyota Raize, versão da fabricante do Daihatsu Rocky, um SUV compacto com menos de 4 metros de comprimento e feito para o mercado asiático. Foi o carro que deflagrou a investigação contra a Toyota sobre fraudes na homologação dos veículos e a suspensão das vendas e produção de diversos modelos.

O pequeno utilitário fabricado na Indonésia e vendido em países como Chile e Uruguai recebeu somente uma estrela. Com somente dois airbags de série e sem oferecer tecnologias de segurança, saiu-se mal nos testes de colisão dianteiro e lateral, mostrando uma estrutura instável e com uma intrusão significativa. O teste contra poste não foi realizado por não possuir airbags laterais.

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