PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Qual a posição ideal para o motor de um carro esportivo?

O posicionamento do motor tem importância fundamental na distribuição de peso do carro - e no prazer que proporciona ao motorista

Por Leonardo Barbosa
15 ago 2022, 22h48
lamborghini Sesto Elemento
Lamborghini Sesto Elemento tem motor central traseiro (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade
Qual é a melhor posição para se instalar o motor em carro esportivo?

Lucas Porto, Cajamar (SP)

Considerando que o projeto de um esportivo visa desempenho e comportamento dinâmico superiores, a posição do motor deve conciliar a perda de potência que ocorre por atrito durante a transmissão da força às rodas e também a distribuição de peso pelo chassi do carro.

A maioria dos veículos de passeio tem o motor na frente por um motivo simples: quanto mais perto ele estiver do eixo dianteiro e, consequentemente, das rodas que geram força para o veículo se movimentar, menor serão as perdas mecânicas.

Motor 3.9 V8 biturbo Ferrari 488 GTB
Motor 3.9 V8 biturbo da Ferrari 488 GTB gera 670 cv de potência (Divulgação/Ferrari)

Mas, no caso de um esportivo, a melhor localização para o motor acaba sendo a entre-eixos ou central (dianteira ou traseira), como o que acontece em modelos de marcas como Porsche, Ferrari, Lamborghini etc., justamente pela distribuição do peso.

Continua após a publicidade

A posição do motor na parte central, logo atrás do motorista, melhora a distribuição de peso entre os eixos, já que ele não fica concentrado na dianteira. Isso exige acerto dinâmico completamente diferente do da maioria dos modelos tradicionais, em que a tração dianteira “puxa” o veículo.

Compartilhe essa matéria via:

Em carros com motor central, o powertrain “empurra”, o que aumenta a tração – nas acelerações a massa se desloca para trás, onde estão as rodas motrizes ou que recebem a maior parte do torque, no caso de esportivos com tração integral.

Continua após a publicidade

“O fato de serem mais baixos faz com que o centro de gravidade favoreça a entrada nas curvas, mas em geral nota-se tendência a saídas de traseira, pois são carros muito potentes e que exigem reações diferentes daquelas que se tem com carros de tração dianteira”, diz o engenheiro Francisco Satkunas, conselheiro da SAE Brasil.

O grande desafio dos fabricantes é calibrar as suspensões dianteira e traseira, de modo que o motorista  desfrute o prazer de dirigir sem perder o controle.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.