Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Por que os carros são vendidos com velocidade máxima acima do permitido?

No Brasil, a velocidade máxima é de até 120 km/h, mas há carros vendidos legalmente que superam os 300 km/h. Na maioria dos casos, há um bom motivo

Por José D'Elia
22 abr 2024, 12h00
Por que a indústria pode vender carros que são contra a lei, já que a velocidade máxima permitida é de 120 km/h? Por que eles não são limitados a 120 km/h?

Flávio Lopes, por e-mail

O consumo de combustível dos motores a combustão interna varia conforme sua rotação e uma curva específica, na qual existe um ponto em que esse consumo é o menor possível.

Os engenheiros procuram fazer com que a rotação de consumo mínimo seja a mais usada e próxima daquela da velocidade máxima legal, sem esquecer a dirigibilidade do carro em baixas rotações.

Entretanto, essa não é a rotação máxima do motor, e, quando ela é atingida, leva o veículo a velocidades eventualmente ilegais. Não nos esqueçamos de que às vezes essa potência é necessária para uma ultrapassagem ou até mesmo para nos livrar de uma situação perigosa. A opção e a responsabilidade por usar com consciência a potência do motor são do motorista.

Publicado originalmente em dezembro de 2008

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.