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Por que o motor flex do HR-V é mais potente com gasolina?

Diferente da maioria dos flex, HR-V rende mais com gasolina do que com etanol. Entenda por que isso acontece

Por Da Redação - Atualizado em 15 Maio 2017, 19h31 - Publicado em 13 jan 2017, 14h33

Por que no motor 1.8 flex do Honda HR-V a potência é maior com o uso de gasolina do que com etanol? – Sérgio Ricardo de Oliveira, por email.

Isso ocorre devido à reprogramação na Unidade de Comando Eletrônico (ECU) para adequar o câmbio CVT (Transmissão Continuamente Variável) ao motor 1.8 i-VTEC flex, resultando em 140 cavalos e 17,3 mkgf com gasolina e 139 cavalos e 17,4 mkgf com etanol.

Essa mesma unidade já equipava o Civic LXS, porém com uma caixa automática de cinco velocidades. Por isso, ele apresentava números diferentes (139 cv e 17,5 mkgf com gasolina e 140 cv e 17,7 mkgf com etanol).

No HR-V, a engenharia teve de ajustar a ECU até que o resultado garantisse um equilíbrio de melhor consumo e desempenho com menores emissões para o caso do SUV e seu câmbio CVT.

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No fim, acidentalmente alcançaram valores que fogem à regra do mercado, na qual a maior potência e torque são obtidos com etanol. Isso ocorre devido às diferentes características entre os combustíveis e sua reações dentro dos motores.

O etanol tem maior poder antidetonante que a gasolina, por isso a taxa de compressão ideal para seu uso é mais alta – 12:1, contra os ideais 9:1 para a gasolina. Em motores flex, geralmente é utilizada uma taxa intermediária entre 10,5 e 11:1. Apesar de ser intermediária, essa taxa acaba favorecendo o uso do etanol, resultando em maior potência e torque quando tal combustível é utilizado.

Por outro lado, o etanol possui menor poder calorífico (a quantidade de calor emitida pela combustão completa de um combustível) que a gasolina. Por causa disso, os números de consumo de um motor flex tendem a ser piores com etanol do que com gasolina.

Utilizando o citado Honda HR-V 1.8 flex (cujo motor tem taxa de compressão de 10,6:1) como exemplo, vamos comparar o desempenho e consumo obtidos em testes feitos pela QUATRO RODAS. Os números com etanol foram extraídos do nosso exemplar de Longa Duração. Já os com gasolina vieram de unidades fornecidas pela montadora para testes de pista.

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Etanol Gasolina
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,7 s 11,0 s
Retomada de 80 a 120 km/h (em D) 7,4 s 7,4 s
Consumo urbano 8,2 km/l 10,4 km/l
Consumo rodoviário 10,2 km/l 13,1 km/l

Mesmo considerando que duas unidades de um mesmo modelo de carro dificilmente apresentarão rendimento idêntico, repare que os dados de aceleração e retomada são muito parecidos (diferente do que ocorre na maioria dos flex, onde o uso de etanol gera diferenças positivas na casa dos segundos), reproduzindo o equilíbrio entre os números de potência e torque obtidos com combustíveis distintos.

Já no consumo a diferença é mais substancial, com clara vantagem para a gasolina. Ou seja: em termos de eficiência (sem levar em conta os preços dos combustíveis), rodar com gasolina no HR-V é mais vantajoso que com etanol.

 

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