Por que este não é o momento de comprar um carro da Neta no Brasil?
Situação delicada da Neta na China já reflete nas operações no Brasil, onde marca parece estar apagando seus rastros digitais

Site fora do ar, LinkedIn e Instagram desativados e nenhum posicionamento sobre sua situação atual. Este é o retrato da Neta Auto no Brasil neste momento, apenas cinco meses depois da abertura da sua primeira concessionária, no Rio de Janeiro.
Também há concessionárias abertas em Brasília (DF) e Manaus (AM), mas outras, que apareciam no site da marca como “em construção”, já mudaram de bandeira ou não abriram. Em São Paulo (SP), virou Ford. Em Piracicaba (SP), foi convertida em GAC na última semana. No Espírito Santo, virou Omoda & Jaecoo. Os pontos de vendas em shoppings eram quiosques de demonstração dos carros e alguns, como a do Parque Shopping Maceió, também desativou sua conta no Instagram.
O Instagram oficial da Neta Auto no Brasil, inclusive, foi desativado nesta semana após um mês completo sem atualizações.

A operação da Neta em Cingapura foi lançada quase ao mesmo tempo que a operação brasileira. No entanto, os carros que atenderiam aos 52 pedidos de pré-venda atrasaram por meses e nunca chegaram ao país. A representante local acabou fechando a única concessionária Neta no início de abril, com apenas quatro carros da marca emplacados no país. Estas e outras questões são indícios de que o futuro da Neta é incerto no mundo inteiro.
A Hozon New Energy Automobile, que controla a marca, chegou a lidar com protestos de concessionários da Neta na porta da sua fábrica em Tongxiang, em meados de abril, exigindo o pagamento por veículos não entregues e indenização por perdas crescentes. A fabricante também acumula dívidas com fornecedores: mais de 200 milhões de dólares.

A empresa enfrenta dificuldades financeiras desde o início de 2024, quando não pagou bônus aos seus funcionários na data prometida. A situação agravou no final do ano, quando surgiram inúmeros relatos de demissões e cortes salariais em 75%. A fábrica de Tongxiang está paralisada desde o final de 2024.

A Neta vende carros na China desde 2018. Seu melhor ano foi 2022, com 152.073 carros vendidos, um número que caiu gradativamente até o total de 87.684 carros em 2024. Em 2025, a Neta vendeu apenas 487 veículos na China em janeiro e fevereiro de 2025, sem números de vendas divulgados para março.
A Neta vem tratando o mercado tailandês como sua tábua de salvação. A empresa tem uma linha de montagem em Bangkok desde 2023 (onde monta carros com direção à direita). Comemoraram o fato de terem conseguido vender 1.209 carros durante o Salão de Bangkok, entre o final de março e o início de abril. É pouco, porém, para sustentar uma empresa que sonha em ter lucro fora da China até 2026.

O Neta X, único carro da marca que testamos desde sua estreia no Brasil e não é um carro ruim. Mas, com a situação da Neta na China e no Brasil, não há como recomendar a compra dos seus carros até pela perspectiva de atendimentos futuros – o SAC da Neta por telefone segue ativo no 0800 770 1454 das 8h às 18h.
Há outros motivos detalhados a seguir.
Site brasileiro “em manutenção”
O site oficial da Neta Auto no Brasil saiu do ar neste mês e apresenta apenas a página inicial dizendo apenas “site em manutenção”.

Instagram brasileiro fora do ar
A conta oficial da Neta no Instagram foi apagada, assim como as de alguns quiosques em shoppings. Apenas as concessionárias abertas continuam fazendo publicações em suas contas.
Concessionárias mudaram de bandeira
Muitos grupos de concessionárias desistiram da Neta antes mesmo de iniciar suas vendas no Brasil – o que demorou para começar justamente pela falta de pontos de venda. Algumas adotaram marcas tradicionais, outras seguiram para a representação de outras marcas chinesas estreantes.

LinkedIn desativado
Assim como a conta do Instagram, a conta da Neta Auto Brasil no LinkedIn também saiu do ar.
Operação paralisada na China
A fábrica da Hozon Auto em Tongxiang está paralisada desde o final de 2024. Apenas a fábrica na Tailândia estaria em operação atualmente.
46 carros emplacados
Os Neta X e Neta Aya somaram apenas 46 unidades emplacadas até abril, considerando quatro carros emplacados em 2024, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

3 concessionárias abertas
Há três lojas Neta abertas, no Rio de Janeiro, em Brasília e em Manaus. Entre lojas, quiosques de shopping e lojas “em construção”, o site da Neta mostrava 19 pontos de venda antes de sair do ar.
Posicionamento da marca veio da Tailândia
O posicionamento da Neta sobre sua situação atual no Brasil, sobre possibilidade de falência e até a possibilidade de compra pela Toyota, já desmentida, é um texto divulgado pela subsidiária da Neta na Tailândia, que pode ser lido a seguir.
“Em resposta à notícia falsa de que a empresa controladora da Neta Auto Tailândia, a Hozon Auto, faliu, a Neta Auto Tailândia declara o seguinte:
Devido a uma disputa de dívida com a Hozon Auto, a credora Yuxing Advertising entrou recentemente com um pedido judicial, solicitando que o tribunal analise se a empresa devedora possui motivos para falência (como ativos insuficientes para pagar todas as dívidas ou incapacidade evidente de pagamento). Este é um procedimento normal para lidar com dívidas no âmbito judicial. A Hozon Auto não declarou falência e não entrará com o processo de falência.
A Hozon Auto está se comunicando ativamente com vários fornecedores, incluindo a Yuxing Advertising, para chegar a uma resolução da dívida.
Atualmente, a Hozon Auto está retomando ativamente as operações normais por meio de uma série de medidas positivas, como otimização organizacional, assinatura de acordos de troca de dívida por capital com fornecedores, condução de cooperação estratégica com grandes clientes e promoção de novos financiamentos.
Como uma das primeiras marcas de veículos de nova energia a entrar no mercado tailandês, a Neta conta com mais de 25.000 proprietários de veículos no país e goza de grande confiança e excelente reputação entre os consumidores tailandeses. O primeiro carro elétrico de muitos consumidores tailandeses é da Neta, o que representa uma grande vantagem da Neta em comparação com outras marcas e a força motriz para a continuidade da boa operação da Neta no mercado tailandês.
Para reconstruir a confiança do usuário e proteger os direitos e interesses dos consumidores tailandeses, a Neta está promovendo ativamente o fornecimento de peças para melhorar o tempo de resposta e a satisfação dos reparos do usuário. Atualmente, o novo Centro de Distribuição de Peças de Reposição da Neta está em construção e a previsão é de que entre em operação formal na próxima semana. Essa mudança ajudará a integrar os recursos de peças nacionais e internacionais, agilizar o fornecimento de peças e reduzir significativamente o ciclo de fornecimento, proporcionando aos usuários tailandeses uma melhor qualidade de serviço.”