Clique e assine com até 75% de desconto

Pneus assimétricos precisam de modelos diferentes para cada lado?

As dúvidas dos leitores respondidas pela QUATRO RODAS

Por Redação Atualizado em 2 jan 2017, 17h22 - Publicado em 15 jul 2016, 13h24

Pneu assimétrico

Pneus com banda assimétrica não deveriam ter sempre um modelo para o lado esquerdo e outro para o direito? – Nayara Rios, São Paulo (SP).

Não. De acordo com Fabrice Weisgal Wermus, gerente de marketing da Goodyear do Brasil, o modelo de pneu com banda assimétrica é único. É a sua colocação na roda que definirá seu desempenho. A banda do pneu possui um lado externo definido, e este deve sempre ser montado voltado para fora do veículo.

O objetivo da assimetria é maximizar o desempenho do pneu, melhorando a dirigibilidade do automóvel, especialmente em asfalto molhado. Assim, os sulcos do pneu assimétrico vão direcionar a água acumulada na pista para as laterais do veículo. Se posicionado de forma invertida, cada pneu lançaria a água para baixo do carro, o que prejudicaria o desempenho. Geralmente, é possível diferenciar os lados externo e interno por meio de marcações nas laterais do pneu.

A variação de modelo conforme o lado não é necessária pois, ao contrário dos pneus unidirecionais (que possuem sentido certo de rodagem), os pneus assimétricos podem rodar nos dois sentidos, permitindo que o mesmo desenho seja utilizado tanto do lado direito quanto do lado esquerdo do carro.

Continua após a publicidade
Publicidade