O carro fica mais econômico com o piloto automático ligado?
Sistema foi criado para proporcionar conforto aos motoristas, em especial em percursos longos, e o foco não é bem a economia
Wagner Lima, Fortaleza (CE)
Importante destacar que o piloto automático atual não foi desenvolvido com o objetivo de redução de consumo, mas sim para justamente proporcionar mais conforto e segurança.
Mais barato que gasolina! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90
Embora haja estudos preliminares que abordam essa questão, ainda não é possível chegar a uma conclusão, pois existem diversas variáveis que podem influenciar nesse resultado, como explica o engenheiro Michel Braghetto, da SAE Brasil.
No futuro, tecnicamente o piloto automático poderá ser desenvolvido visando especificamente a redução de consumo.
Vale ressaltar que essa explicação também é válida para o ACC, piloto automático adaptativo, que traz funções complementares ao sistema tradicional, como manter uma distância segura do carro da frente podendo atuar nos freios.
A própria atitude do carro em algumas situações influencia nisso. Nem todos os controles de cruzeiro cortam a aceleração em descidas, por exemplo, e isso acaba prejudicando o consumo e seu comportamento: em vez de manter a velocidade, acaba por aumentar ela.