Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Prorrogamos a Black: Assine por apenas 5,99

Os riscos da roda de liga leve

Fazer um conserto inadequado ou comprar marcas falsificadas são os perigos que cercam a roda de liga leve. Veja como não cair nessa

Por Luís Perez
29 abr 2016, 21h45 • Atualizado em 3 Maio 2021, 12h07
  • Reparo em roda de liga leve Reparo em roda de liga leve

    Raspou a roda do carro no meio-fio? Passou num buraco à noite? Se sua primeira tentação é procurar uma loja especializada para reparar o amassado ou a rachadura, saiba que nem sempre vale a pena. Às vezes, o conserto pode comprometer a segurança, pois há o risco de o pneu perder pressão repentinamente, fazendo com que o motorista perca o controle.

    Foi o que ocorreu com o Land Rover Range Rover em que viajava o cantor sertanejo Cristiano Araújo, morto em junho do ano passado. De acordo com o laudo do Instituto de Criminalística de Goiás, a causa do capotamento foi a ruptura de soldas feitas na roda traseira direita: com o rompimento, o pneu foi cortado. A perícia descobriu que o aro, que não era original do veículo, apresentava dez pontos de solda, feitos com material de baixa qualidade.

    O caso só reforça a importância de pensar duas vezes antes de autorizar o conserto. Quando há, por exemplo, uma trinca no tambor (parte que recebe o ar do pneu), a qualquer momento pode haver perda de pressão, causando um acidente. Essa é uma das situações em que o dano não é visível. Só desmontando o conjunto em oficina ou borracheiro que se nota o problema. O carro, porém, costuma dar sinais, como o volante que trepida ou puxa para um lado. Segundo especialistas nesse tipo de serviço, o limite para realizar o reparo de uma trinca na região do tambor é de no máximo 2 milímetros.

    Continua após a publicidade

    Na dúvida, troque!

    Outra situação comum é a rachadura ocorrer nos raios da roda, o que também pode comprometer a estrutura do aro e a segurança. Geralmente, quando a avaria supera os 5 milímetros, não há o que fazer. É de partir o coração (e o bolso), pois uma roda de liga leve custa no mínimo R$ 800. É por isso que, nos aros  de aço, que custam a partir de R$ 100, dificilmente o conserto vale a pena – o reparo varia na média de R$ 50 a R$ 200. Se houver dúvidas, opte pela troca.

    Antes de decidir pelo reparo, o técnico precisa submeter a roda a medições para verificar a extensão do dano e até passá-la por um exame de ultrassonografia para detectar fissuras invisíveis a olho nu. Quando for possível, o conserto pode ser feito por vários métodos. Um deles é o desempeno, por gabarito (ela é colocada num torno para ser desamassada manualmente) ou hidráulico (uma máquina recupera as medidas originais). Em ambos, a peça não é submetida a altas temperaturas, o que afetaria as propriedades físicas do material. É o que ocorre quando ela é desentortada com um maçarico, método mais desaconselhável. O reparo por solda não chega a ser um grande problema, desde que feito por um profissional treinado e dentro das normas técnicas. Já riscos e arranhões simples, que só comprometem a estética, são facilmente recuperáveis, com o uso de produtos abrasivos e um bom polimento.

    Falsificação

    Além do conserto inadequado, as rodas podem sofrer de outro mal que afeta a segurança do motorista: a falsificação, que atinge principalmente as marcas mais conceituadas. É o caso da alemã BBS, que chegou até a acionar a polícia para investigar um esquema montado para importação de rodas iguais às originais na aparência, mas de qualidade bem inferior.

    Continua após a publicidade

    O maior perigo do produto pirata é o risco de quebra com o veículo em movimento. Por isso, é bom ficar de olho em número de série ou selo de autenticidade. Se houver qualquer dúvida, ligue para o fabricante ou representante no país para conferir se o produto é verdadeiro. No entanto, há um método mais simples para detectar falsificações: o preço baixo demais. Uma boa roda de liga custa na média de R$ 1.500 a R$ 2.000, mas não é raro chegar a R$ 10.000 a unidade, no caso das importadas que equipam os esportivos.

    Ao escolher uma roda, alguns vendedores recomendam que se manuseie a peça para verificar seu peso menor. Não funciona. É fato que o aro de liga é 15% mais leve, na média, que o de aço, mas está longe de ser uma regra. Como o principal fator de compra da roda de liga é o design, ela pode ter um desenho muito sofisticado ou ser mais reforçada para evitar quebras, o que pode deixá-la mais pesada que a versão comum.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

    Digital Completo

    Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
    Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
    PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

    Revista em Casa + Digital Completo

    Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.