Os prós e contras dos pneus de uso misto
Com segmento de SUVs compactos em alta, fabricantes buscam melhor compromisso entre conforto, economia e durabilidade
Com a tendência “SUVização” dos automóveis, multiplica-se o número de pneus de uso misto que estarão rodando por aí única e exclusivamente no asfalto. Se esse modelo de pneu garante mais robustez ao encarar os buracos tão comuns nas cidades e um visual parrudo típico de jipe, por outro lado ele traz algumas desvantagens, que os motoristas nem sempre conhecem.
As duas principais são a piora no consumo de combustível e o aumento do nível de ruído em velocidades mais elevadas.
Se não dá para escapar dessa dupla de vilões, o mesmo não pode ser dito de uma característica que é comentada entre os proprietários, mas que os fabricantes de pneus juram que não é mais verdade: a fama de que o modelo de uso misto se desgasta mais rapidamente que o tradicional.
“Nossos testes indicam que a durabilidade é a mesma que a dos pneus de SUV para uso exclusivo no asfalto”, esclarece Marco Moretti, gerente de produto da Pirelli. A reputação ruim viria dos modelos mais antigos ou dos de uso exclusivamente off-road.
Peso no bolso
Mas onde a versão de uso misto mais incomoda os donos de utilitários é no bolso, já que ele custa em média mais de 50%.
“O pneu de SUV exclusivo para uso no asfalto tem um posicionamento quase alinhado ao do pneu de carro de passeio. Porém há de considerar que o de uso misto traz outros componentes que são necessários para suportar o uso off-road que o tornam mais robusto e, portanto, um pouco mais caro”, diz Moretti.
“Essa conta só vai fechar usando o pneu na aplicação correta. O modelo de uso misto foi desenvolvido para rodar no asfalto e na terra”, diz Vinícius Sá, gerente de marketing de pneus de passeio da Goodyear. “Eles têm diferenças tanto nos compostos quanto em peso e outros atributos, além da pouca oferta de medidas iguais.”
Para ver essa diferença de valor, pesquisamos preços de pneus para uma Fiat Strada Cabine Dupla e encontramos o modelo só para asfalto por R$ 330, enquanto os de uso misto não saíam por menos de R$ 500. Se você comprou uma picape ou um SUV e só roda no asfalto, portanto, pode fazer sentido fazer a troca.
Mas é preciso estar ciente que, com essa alteração, o proprietário pode ter a possibilidade de perder aderência ao pegar uma estrada de terra a caminho do sítio.